03/10/2023 17:48 | Assistência Social

Conferência discute em Maceió o futuro do Sistema Único de Assistência Social

Vice-governador destaca importância de reduzir diferenças sociais; secretária Katia Born defende destinação de 1% do Orçamento para o SUAS

Ronaldo Lessa: grande questão é entender que somos partícipes para a construção de um país justo

Errol Flynn / Ascom vice-governadoria

Alexandre Câmara / Ascom vice-governadoria

A 14ª Conferência Estadual de Assistência Social foi aberta nesta terça-feira (03), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, reunindo representantes de cerca de 100 municípios alagoanos. Organizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social de Alagoas, com apoio da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), o evento se estende até esta quarta feira, e vai discutir propostas para a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, que acontecerá de 5 a 8 de dezembro, em Brasília.

Presente à abertura do evento, o vice-governador Ronaldo Lessa destacou a importância de diminuir as diferenças sociais, e enfatizou a necessidade da inclusão social como o papel fundamental do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Vocês representam aqui um prefeito ou um governador para realizar políticas públicas. É por isso que é preciso ouvi-los. Claro que vocês têm que, depois, produzir essa política pública. Mas vocês têm o dever de opinar sobre ela. Essa é a grande questão: a gente entender que nós todos somos partícipes para a construção de um país justo, digno”, ressaltou.

Sob o tema "Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos", a conferência proporciona um espaço para reflexão crítica sobre a política de assistência social em Alagoas. Durante o evento, cinco eixos estão sendo debatidos, abordando temas como financiamento, controle social, articulação entre segmentos da sociedade civil, serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda.

A secretária de Estado de Assistência Social, Katia Born, mostrou os desafios enfrentados pelo setor, incluindo o grande número de pessoas registradas no Cadastro Único e beneficiárias do Bolsa Família. Ela defendeu a inclusão do SUAS no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a aprovação de um projeto de lei que destine 1% do Orçamento para a assistência social, à semelhança do que ocorre com o SUS e a Educação. “O SUS tem 15%, a Educação, 25%, e nós estamos pedindo 1% para o SUAS. Essa é uma proposta que a gente vai levar também aqui de Alagoas, porque tenho certeza que o presidente Lula sancionaria”, explicou.

No evento, estiveram presentes representantes de diversos setores, incluindo a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Daniella Gazzaneo, e a consultora e ex-ministra do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes.  O encontro reforçou o compromisso de Alagoas em transformar o Sistema Único de Assistência Social para proporcionar uma vida digna a todos os alagoanos e brasileiros.