07/03/2024 15:19 | Infraestrutura

Comunidade da Jardineira é beneficiada pelo Vida Nova nas Grotas

Com as obras de urbanização, comunidade passa a contar com 545 metros em escadaria, canaletas, corrimãos, muros de contenção, passeios, meio-fio e pontilhão


Grota é a 83ª a receber melhorias de mobilidade urbana

Vitória Ester Costa / Ascom Setrand


Daniel Albuquerque / Ascom Setrand

A falta de acessibilidade e mobilidade urbana para os 2.030 habitantes da Grota da Jardineira, no bairro do Jacintinho, sempre foi um problema. O governador Paulo Dantas, com o intuito de oferecer uma melhor qualidade de vida aos moradores, contemplou a comunidade com serviços de melhorias, por meio do Programa Vida Nova nas Grotas.



 

As obras, executadas pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), receberam investimentos da ordem de R$ 4,5 milhões, recursos oriundos do Tesouro Estadual. Com isso, a comunidade passa a contar com 545 metros em escadaria, para ajudar no deslocamento e segurança dos moradores, além de canaletas, corrimãos, muros de contenção, passeios, meio-fio e pontilhão. Também foi construído um acesso com 300 metros de pavimentação em paralelepípedo, para facilitar o tráfego de veículos de serviços essenciais.

 

A moradora e comerciante Petrúcia Braga, residente há 45 anos na comunidade da Jardineira, explica que, durante todos esses anos morando na localidade, nunca aconteceu uma mudança como a que foi feita pelo Governo de Alagoas. “Hoje conseguimos ver uma obra bem feita, com acesso em pavimentação e que ainda permite a entrada de veículos, como ambulância, viaturas e entregas de produtos”, comemora Petrúcia.



 

Ela reforça que as obras beneficiam ainda o seu comércio, facilitando a entrega dos produtos, o seu dia a dia e a vida dos moradores. “Só tenho a agradecer ao governo Paulo Dantas por olhar para a nossa comunidade e realizar grandes trabalhos como o Programa Vida Nova nas Grotas”, disse a moradora.

 

Petrúcia relatou ainda que na época das chuvas, a água invadia sua residência. “Hoje, com os muros de contenção, isso não vai mais acontecer. Essa obra foi de extrema importância para mim e pra todos que moram aqui”, disse.

 

O Vida Nova Nas Grotas continua promovendo melhorias de mobilidade urbana para a população que reside em áreas de infraestrutura precária no Estado. Ao todo, já são 83 grotas beneficiadas. Destas, 59 já foram concluídas e 24 estão em andamento. Só em Maceió, 75 grotas receberam obras de urbanização, das quais, 54 já foram inauguradas e 11 estão em andamento. A meta é chegar a 100 grotas na capital.



 

Executado pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), o programa conta com a parceria do ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos).