06/09/2023 14:30 | Cultura

Complexo Cultural Teatro Deodoro recebe 7ª edição do Salão de Arte Contemporânea de Alagoas

Com entrada franca para o público, essa edição vai promover todos os campos de artes visuais


Exposição reunirá mais de 40 artistas Alagoanos, incluindo participantes de edições anteriores

Divulgação


Késya Holanda / Ascom Diteal

 7ª edição do Salão de Arte Contemporânea de Alagoas (Saca) será sediada na Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro, a abertura da exposição será nesta quarta-feira (6), às 20h. O evento aberto para o público envolve diversos elementos visuais, como desenhos, pinturas, esculturas e designs atuais, além da própria instalação seguir o conceito e proporcionar uma ambientação única e adequada para esse acervo.


Nos despedindo de “Imensidão Íntima”, a última mostra da Galeria de Artes, pela artista alagoana Gabi Coêlho, seguiremos em um segmento artístico local, único e intimista. Envoltas de paredes pretas, obras de 41 artistas alagoanos serão expostas nesta edição da Saca, incluindo alguns nomes que já participaram de edições anteriores. 


A curador responsável pela exposição é do produtor e artista cultural Fredy Correia e da produtora cultural e artista visual Ana Cahú. Entre os artistas que participarão pela primeira vez estão Aline Angeli, Ana Elizabete, Analu Nogueira, Branca Alves, Chicus, Ermerson, Felipe de França, Joyce Cavalcante, Leo Teo, Luanna Lopes, Lyara Cavalcanti, Mariana Calheiros, Nicolas Elifas, Vanessa Acioly e Vine.


Dos nomes já conhecidos do Salão estão Agélio Novaes, Alfredo Gazaneo, Amanda Bambu, Ana Cahú, Bárbara Ombak, Beto Nascimento, Diego Barros, Dorgivan Aires, Fredy Correia, Jhonys Jonylson, Jocelene de Souza, Leonardo Arecipo, Lucas Brito, Lyah Luk, M. Aurélio, Maria Lúcia, Max Ramires, Morgana Duarte, Munganga, Orlando Santos, Patrícia Melro, Pedro Caetano, Robertson Dorta, Simone Freitas, Suel, Weber Salles. Perfazendo um total de 41 artistas, e alguns deles apresentarão mais de uma peça.


A Saca prioriza novos talentos, em busca da democratização da arte contemporânea tanto para novos artistas quanto para o público, para que todos possam ter acesso. Para o curador Fredy a proposta do Salão é manter a oportunidade para novos artistas a mostrarem sua arte, muitos artistas estão estão expondo pela primeira vez. "Fazemos essa provocação de misturar artistas consagrados e um de início de carreira. Muitas vezes o espectador sequer percebe uma obra que é de um artistas que está no ramo há 5 anos ou há 50 anos, pela qualidade do trabalho" disse Fredy.


O ambiente totalmente preto permite ao público uma imersão mais precisa. Sem demais elementos que possam distrair sua concentração na obra, de forma que eles possam assimilar cada uma de maneira concisa. Não havendo pretensão de contextualizar ou propor uma temática para a exposição, a arte contemporânea se propõe com essa força de quebrar o conceito do pós-modernismo e no que é normal. Induzindo a provocação de um pensamento e um sentimento subjetivo de cada um. A exposição estará aberta para visitas até dia 30 de setembro.


EVENTO: Presencial

SEGMENTOS: Artes Visuais

DATA: 06/08/2022 a 30/08/2022

HORÁRIO: 8h às 18h

FUNCIONAMENTO: De segunda a sábado das 8h às 18h; aos domingos e feriados das 14h às 17h.

LOCAL: Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro- Rua Barão de Maceió S/N, Centro - Maceió - AL

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre

VALORES: Gratuito

CONTATO: (82) 98833-4088