04/09/2023 10:09 | Educação

Competição de química tem inscrições abertas até esta terça-feira

Exclusiva para meninas, olimpíada nacional reúne estudantes matriculadas no 9º ano do ensino fundamental e no 1º ano do ensino médio


Para a inscrição online, estudantes de escolas públicas e privadas devem acessar o site do Programa Nacional Olimpíadas de Química

Thiago Ataíde


Vitor Oliveira, sob supervisão

Os apaixonados por Química têm mais uma grata novidade. Ou melhor, as apaixonadas. É que estão abertas as inscrições para a 1ª edição da Olimpíada Nacional Feminina de Química (Quimeninas), destinada a estudantes matriculadas no 9º ano do ensino fundamental e no 1º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o país. O prazo para se inscrever termina nesta terça-feira (5).

 

Para garantir uma vaga na disputa que ocorre no dia 22 deste mês de setembro, a estudante deve acessar o endereço eletrônico https://estudantes.obquimica.org.  A inscrição, que é gratuita, também pode ser feita pelo professor, por meio do link https://app.obquimica.org.

 

Todas as participantes que fizerem a prova receberão certificados de participação digital. E além de menções honrosas, também serão distribuídas medalhas para as vencedoras de cada estado e região. Já as participantes que obtiverem 80 pontos ou mais estarão automaticamente classificadas para a terceira fase da Olimpíada Brasileira de Química, em 2024.

 

A lista oficial das alunas premiadas será conhecida no dia 25 de outubro, enquanto a cerimônia de premiação vai ocorrer no dia 24 de novembro, em Fortaleza-CE.

 

Além de promover a ciência que estuda as propriedades e o comportamento da matéria, a olimpíada também busca estimular a equidade de gênero, incentivando o ingresso de mais estudantes mulheres na universidade.