28/12/2022 15:19 | SegurançaDireitos Humanos

Como parte das ações de humanização, apenados do regime aberto ganham setor de atendimento

O novo espaço de atendimento dos apenados do regime aberto funcionará no prédio do setor de Reintegração Social, no Farol


No novo espaço são disponibilizados atendimentos psicossociais e jurídicos para os custodiados

Jorge Santos / Ascom Seris


Agência Alagoas com Ascom Seris

A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris-AL) segue investindo em modernização, melhorias e ações de humanização. Como parte dessas iniciativas, a Seris disponibiliza um novo local de atendimento para os apenados do regime aberto, no prédio do setor de Reintegração Social, no Farol. Na unidade serão feitas a justificativa de comparecimento trimestral do reeducando, com a utilização da tecnologia de identificação facial, como também o atendimento psicossocial e jurídico para os custodiados.

 

A nova unidade destinada ao regime aberto também realizará palestras informativas e motivacionais. Estes momentos acontecerão mensalmente e serão voltados para o apenado após a participação na audiência admonitória – que é o encontro que ocorre logo após a condenação do réu transitada em julgado –, no qual o juiz adverte aos apenados sobre as consequências de uma nova infração penal e descumprimento das condições impostas.

 

Além da nova unidade no prédio da Reintegração Social, o setor também conta com uma unidade no complexo prisional, que é responsável pela área administrativa e de prontuário. No local é realizada a atualização e digitalização de toda a documentação do setor. Anteriormente, os apenados tinham que se dirigir até o setor de semiaberto, que fica no complexo penitenciário, ou para a Vara de Execuções Penais.

 

Segundo o policial penal e chefe do Regime Aberto da Seris, Alexsandro Luz, a criação desse novo setor agilizará os serviços ofertados aos custodiados. “Os custodiados têm, agora, um setor unicamente voltado para atender às suas demandas, o que trouxe agilidade e praticidade no atendimento, pontos importantes para que a pena seja cumprida de forma eficiente”, disse o policial, acrescentando que, em 2023, o regime aberto deverá ganhar uma sede própria, onde serão centralizados todos os serviços do setor.