14/02/2023 17:26 | Segurança

PROTEÇÃO

Comissão Mulher Segura e AMA alinham desenvolvimento de políticas para o combate à violência contra a mulher

Presidente da Comissão da SSP apresentou propostas para serem adaptadas em todas as cidades alagoanas

Presidente Hugo Wanderlei e as representantes da Comissão Mulher

Ascom AMA

Roberison Xavier / Ascom SSP

Representantes da Comissão Mulher Segura, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, e da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) se reuniram, nesta terça-feira (14), para debater ações de combate à violência contra a mulher. A reunião aconteceu na sede da AMA, localizada no bairro do Farol, em Maceió.

Durante o encontro com o presidente da AMA e prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderlei, a presidente da Comissão da SSP, tenente-coronel Camila Paiva, apresentou alguns projetos que podem ser desenvolvidos de forma conjunta com as 102 cidades alagoanas. Entre eles, está a capacitação de guardas municipais para que, conforme afirmou a oficial, haja uma melhoria no atendimento de casos de ocorrência de crimes que envolvam mulheres.

“Queremos reforçar a importância do atendimento humanizado em situações deste tipo de ocorrência, porque muitas das vezes o guarda municipal é o primeiro a atender a ocorrência, por estar mais próximo da população. Também trouxemos a proposta de parceria para que possamos fazer cumprir a lei federal, que incluiu conteúdos sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e a SSP poder capacitar as equipes pedagógicas das escolas municipais, possibilitando assim que a temática seja melhor trabalhada nas salas de aulas”, disse a tenente-coronel Camila, lembrando da importância do cumprimento da Lei Federal 14.164/2021, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Ainda durante a reunião, foram discutidas políticas que devem ser desenvolvidas pelas próprias prefeituras. A prefeita de Senador Rui Palmeira e vice-presidente da AMA, Jeane Moura, coordenará as ações que integrarão os municípios e auxiliarão as mulheres que necessitarem do serviço. “Essa é uma iniciativa muito importante para a segurança e proteção das mulheres alagoanas. Vamos trabalhar em conjunto para levar informação, orientação e assistência a todas as mulheres que precisam”, afirmou Jeane.

A Comissão Mulher Segura ficou de apresentar um mapa de violência sobre os casos registrados em 2022. “Este mapa está sendo concluído para que seja apresentado aos prefeitos e também aos vereadores de cada cidade, para que eles tenham a real noção dos índices relacionados aos crimes contra a mulher em seus municípios e, assim, possam desenvolver políticas efetivas que combatam este tipo de violência. Queremos que dessa forma todo o estado esteja junto no enfrentamento da violência e que essa parceria fortaleça cada vez mais a defesa da mulher alagoana”, finalizou a tenente-coronel Camila.