13/09/2023 15:15 | SegurançaPlanejamento e Gestão

Comissão da SSP/AL visita Academia de Segurança do Ceará para avaliar modelo de ensino e gestão

Grupo constituído também por integrantes das forças de segurança de Alagoas realiza estudo para implantação de modelo no estado

Gestor cearense apresentou o organograma da Academia e as atividades desenvolvidas por cada setor

Leandro Freire / Ascom Aesp/CE

Roberison Xavier / Ascom SSP com Ascom Aesp/CE

Representantes da comissão designada para desenvolver o projeto da Universidade de Segurança Pública de Alagoas visitaram a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), para avaliar o modelo de ensino e gestão desenvolvido no estado. O órgão cearense, criado em 2010, tem sido referência nacional em desempenho e estruturação.

A avaliação, realizada nessa terça-feira (12), foi feita pelo assessor de Governança da SSP, Alexandre Galvão, e pelo diretor da Escola Superior da Polícia Civil, delegado Rubens Martins. Eles foram recebidos pelo diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, e estão, junto aos demais integrantes da comissão, criando um estudo para a implantação de um sistema de ensino integrado que englobe todas as forças de segurança.

O gestor do Ceará apresentou o organograma da Academia, as atividades desenvolvidas por cada setor e falou sobre os desafios diários de manter uma formação de excelência em segurança pública, de forma integrada. Em seguida, Barreto conduziu a comitiva a uma visita guiada por toda a estrutura da Aesp, incluindo salas de aulas, setores administrativos e área externa.

De acordo com Alexandre Galvão, a criação da unidade de ensino é uma das ações técnicas contidas no Plano Estratégico de Segurança Pública para os próximos anos, e deve modernizar ainda mais o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos profissionais que atuam diariamente no combate à criminalidade.

“Aqui no Ceará tem dado muito certo desde a institucionalização da Academia Estadual, que engloba as atividades anteriormente desempenhadas de forma independente por cada uma das corporações que integram o Sistema de Segurança Pública. O novo modelo deve unir as forças já existentes por aqui para ampliar a manutenção de uma formação de excelência, o que possibilitará um empenho ainda maior no desempenho das atividades em prol da população alagoana”, afirmou ele.

Ainda segundo ele, a visita foi fundamental para analisar os principais pontos desse ensino integrado. “Essa visita foi muito boa pra gente ver os pontos favoráveis, os pontos críticos, saber como é a gestão, o funcionamento, as necessidades, os cursos de formação, a formação continuada da Academia”, afirmou. “Essa visita está sendo bastante útil para a gente subsidiar o secretário de Segurança Pública e o governador do Estado com as informações sobre o compromisso que o governador assumiu com a sociedade alagoana, da criação de uma Universidade Integrada de Segurança Pública em Alagoas”, conclui, afirmando que as expectativas foram superadas.

“Quando fizemos a pesquisa sobre esse modelo de ensino, viemos com a visão da legislação, mas depois de tudo que vimos hoje, percebemos que a Aesp na prática está muito acima do esperado”, contou.

O diretor-geral da unidade de ensino cearense definiu o encontro como uma oportunidade de multiplicar o modelo de formação integrada e ensino de excelência para outros estados do Brasil, além de fortalecer a integração com a segurança pública do Nordeste.

“É muito importante para nós quando somos vistos como referência de integração. Quando somos procurados para falar da nossa experiência, e para levar o nosso modelo para outros estados, temos consciência que estamos no caminho certo, mas sem abrir mão do nosso aperfeiçoamento diário para alcançar níveis cada vez melhores para a formação de excelência dos nossos profissionais de segurança”, afirmou Leonardo Barreto.

“Estamos produzindo bons frutos aqui na Academia, além também de estreitar os laços com as forças de segurança de outros estados do Nordeste e ter uma troca de conhecimento”.

Também participaram da recepção à comitiva o assessor especial da Aesp, tenente-coronel BM Ricardo Catanho; o chefe de Gabinete, delegado Fábio Torres; e o chefe da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Ceará, delegado Antônio Pastor.

Central de procedimentos digitais

Os dois representantes da Segurança Pública de Alagoas também realizaram uma visita técnica à Central de Procedimentos Digitais da Polícia Civil do Ceará com o objetivo de conhecer ainda mais o funcionamento do serviço que já atende 103 dos 184 municípios cearenses. A unidade possibilita o registro de ocorrências e a lavratura de procedimentos por videoconferência, assim como a SSP planeja realizar aqui no estado com a Central de Flagrantes Virtual.

Em abril deste ano, a Polícia Civil deu um passo importante para modernizar o serviço e dar mais agilidade ao atendimento à população alagoana com a confecção do primeiro auto de prisão em flagrante de forma virtual de Alagoas. O boletim com origem na 6ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), sediada em São Miguel dos Campos, foi lavrado pelo delegado plantonista da Central de Flagrantes I, localizada em Maceió.