19/01/2024 11:08 | Segurança

Comandante-geral reconhece o papel da PM na redução dos índices de violência em Alagoas

Esforço de policiais militares contribuem decisivamente para excelência dos resultados

Coronel Paulo Amorim destaca que a tropa da Polícia Militar mantém o comprometimento com a segurança pública

Ascom PM-AL

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou, na última quinta-feira (19), os dados e estatísticas da violência em Alagoas, apontando que o Estado conseguiu reduzir os números quando comparados os anos de 2022 e 2023. Grande parte dessa conquista se dá ao empenho dos agentes de segurança. No que se diz respeito à Polícia Militar, o Comando Geral reconhece o esforço dos militares que contribuíram com o excelente resultado.

Ao longo de todo o ano de 2023, o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, seguindo as diretrizes do secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, implementou diversas ações estratégicas com o objetivo de combater o crime e, assim, diminuir os índices de violência, que já vinham em redução. Para o comandante, tudo isso também é resultado do empenho por parte de toda a tropa, que diariamente exercem seu papel de proteger a sociedade.

“Eu tenho a agradecer a todos que fazem a Polícia Militar de Alagoas, desde o subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim, até o aluno de soldado mais recruta, pois a tropa vem demonstrando o comprometimento com a Segurança Pública e a proteção do povo alagoano” destacou o coronel Paulo Amorim.

Redução dos índices - O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, apresentou na quinta-feira os dados comparativos de 2022 e 2023, com destaque para a redução de 39% nos casos de feminicídio, de 99% nos assaltos aos ônibus de Maceió e com a prisão de 964 foragidos da Justiça. Os números foram reunidos pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública – que recentemente receberam o reconhecimento nacional como os mais transparentes do país.

De acordo com o secretário, os dados registrados no ano passado representam o segundo melhor ano de toda a série histórica. Comparando com o ano de 2012, a redução nos números de Mortes Violentas Intencionais (MVI) é de 50%. Segundo o Fórum Brasileiro da Segurança Pública, os dados registrados em Alagoas apresentam estabilidade desde 2019.

Em comparação com 2022, foi registrada uma redução de 1% no número de MVI. O secretário executivo da SSP, delegado José Carlos, destacou que o mês de agosto de 2023 foi o melhor de toda a série histórica, com 58 MVI’s registrados. Em comparação com o ano anterior, a redução foi de 16%. Outro comparativo apresentado foi a redução nos dados registrados no primeiro e segundo semestre, com uma redução de 6% na segunda metade do ano passado. Na cidade de Arapiraca, foram registrados 94 MVIs, uma redução de 36,48% desde o início de toda a série histórica.