05/01/2022 14:23 | Saúde

Com reformas estruturais e mudanças no perfil de entrada, HGE aprimora atendimento à população

Após série de investimentos infraestruturais e tecnológicos promovidos pelo Governo de Alagoas e alterações em protocolos pela Sesau, equipamento reforça assistência aos alagoanos na rede pública hospitalar


Thallysson Alves


Thallysson Alves

Maior unidade de urgência e emergência de Alagoas, o Hospital Geral do Estado (HGE) está sendo contemplado com uma série de investimentos estruturais, tecnológicos e assistenciais para aprimorar o atendimento à população.

Enquanto o novo Centro de Imagem está em fase de conclusão, o trabalho não para no Serviço de Nutrição e Dietética e nas áreas Verde e Azul. Na última terça-feira (4), a reforma de uma sala de observação na área Azul foi concluída e entregue para acolher os pacientes. Os reparos continuam e em breve outras áreas serão contempladas.

As obras incluem demolições, nova alvenaria, mudança da rede elétrica, ajustes dos pontos de esgoto e de água, mudança de piso, pinturas e revestimentos, troca de forros e esquadrias e instalação de louças e equipamentos. A expectativa é de que neste ano de 2022 um novo HGE seja entregue a população.

“Nós construímos hospitais novos, modernos, de ponta, algo que nenhum outro governo fez para os alagoanos em tamanha magnitude, alcançando do Sertão ao Litoral. Então, eu faço questão de, enquanto secretário de Estado da Saúde, até o final da gestão do governador Renan Filho, entregar um novo HGE, que dê aos especialistas, que estão entre os melhores de Alagoas, mais condição de trabalho e, assim, assegurar a melhoria do acesso e do atendimento à nossa população”, considerou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.


Reformas seguem em andamento no Hospital Geral do Estado. Foto: Carla Cleto


Novo perfil na porta de entrada

Após a mudança de perfil na porta de entrada da unidade, com os pacientes de urgência de menor gravidade sendo inicialmente direcionados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Maceió e em cidades do interior, o fluxo na Área Azul melhorou.

Já os casos de alteração súbita de consciência, obstrução das vias aéreas, convulsões, dor intensa, grande e médio queimado continuam sendo acolhidos pela equipe multidisciplinar da unidade hospitalar.

“Na Pediatria e na Área Vermelha, outras de nossas portas de entrada, nada mudou. As crianças com patologias mais graves e complexas continuam chegando sem qualquer mudança de fluxo”, explicou o gerente do HGE, Paulo Teixeira. “O mesmo acontece nas áreas vermelha trauma e clínica, que absorvem os casos de choque, fratura exposta, traumas, dor torácica, perfuração por arma de fogo e arma branca, entre outros”, acrescentou.

Primeiro acolhimento e internação

Para a realização da primeira fase de reformas na Área Azul, o setor de Registro mudou de local e está no corredor da Classificação de Risco, agora responsável pelo primeiro acolhimento do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os setores do Serviço Social e de Informações também estão realocados em outro espaço; e os pacientes que estavam em duas observações estão em salas adaptadas para os devidos cuidados. 

“A Ala F, que é referenciada para o internamento da Neurologia, já está com 50% das enfermarias reformadas e em uso dos próprios pacientes. O Núcleo Interno de Regulação está empenhado 24h na acomodação de todos que precisam de internação, contando também com o apoio dos hospitais de retaguarda, sem que a transferência represente perda assistencial”, pontuou a supervisora médica, Rosana Veras.

O Centro de Imagem, com praticamente toda a obra conclusa, está se preparando para, nos próximos dias, abrigar os aparelhos de raio-x, tomografia computadorizada, ultrassonografia, endoscopia, ecocardiograma; além de novas e confortáveis salas de espera, de emissão de laudos e de recuperação.

Já o Serviço de Nutrição e Dietética está com 20% das obras concluídas e os servidores já podem ter acesso às refeições em modo self-service.