09/05/2023 18:42 | Justiça e Controle InternoInstitucionalGestão e Finanças

Com presença de ministros, Fóruns Participativos do PPA acontecem nesta sexta

Objetivo do evento que acontece em Maceió é ouvir a sociedade para a construção do novo planejamento estadual e federal



Larissa Costa/ Ascom Seplag

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o ministro dos Transportes, Renan Filho, o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, e o governador Paulo Dantas participam nesta sexta-feira (12) dos Fóruns do Plano Plurianual (PPA), no Centro de Convenções, em Jaraguá. A iniciativa será organizada em dois momentos. Pela manhã, a partir das 9h, acontecerá a plenária federal e no horário da tarde, às 14h, será iniciada a plenária estadual. 


Os fóruns são uma das formas de participação da sociedade na construção do PPA - principal mecanismo de planejamento governamental para os próximos quatro anos. Neste modelo, o público presente formula uma apresentação oral, expressando os anseios e melhorias que atendam às principais necessidades de determinada fatia da população. Para participar das plenárias nacionais é necessário que o público se inscreva com antecedência no link: gov.br/ppaparticipativo. 


“Temos muita satisfação em ter a presença desse time de ministros em Alagoas. Eles chegam para contribuir com o debate que já estamos fazendo em vários municípios, trazendo a população para propor e apresentar ideias. Com a ministra Tebet e os ministros Renan e Márcio teremos ainda uma maior possibilidade de apreciar as propostas das linhas de trabalho apresentadas pelo presidente Lula”, comentou o governador.


No formato nacional, as plenárias acontecem entre maio e julho deste ano, em todas as capitais do Brasil. Já para o Plano Plurianual do Governo de Alagoas, organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), os fóruns participativos acontecem até junho em nove cidades polos: União dos Palmares, Penedo, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Maragogi, Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema. 


Para o secretário da Seplag, Gabriel Albino, os fóruns participativos potencializam a aproximação do governo com os alagoanos e reforçam o compromisso com o trabalho transparente e compreensível. “Estamos percorrendo os municípios e mobilizando as equipes com a intenção de que toda a sociedade alagoana se sinta protagonista no governo”, disse o gestor.


PPA Online


Ainda com a finalidade de incentivar a participação popular no planejamento do Governo de Alagoas, a Seplag conta com o auxílio da plataforma PPA Online. Nela, os alagoanos podem sugerir melhorias em áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, emprego, ciência e inovação. Para contribuir, basta acessar o endereço eletrônico ppa.al.gov.br, clicar na aba PARTICIPE e escrever o problema e/ou sugestão no espaço em branco. A plataforma ficará aberta até o final de junho.