15/05/2023 10:17 | Infraestrutura

Com investimento de R$ 5,7 milhões, Programa Alagoas de Ponta a Ponta chega a Ibateguara

Comunidade Roçadinho está sendo beneficiada com pavimentação asfáltica e obras de drenagem


Obra tocada pela Setrand em Ibateguara pelo Alagoas de Ponta a Ponta vai fomentar o desenvolvimento local e facilitar a vida dos moradores

Neno Canuto


Ronaldo Lima/Setrand

O acesso que liga a BR-416 ao povoado Roçadinho, no município de Ibateguara, é mais uma obra que vem sendo executada pelo Governo de Alagoas. O Programa Alagoas de Ponta a Ponta, da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), está investindo recursos da ordem de R$ 5,7 milhões, do tesouro estadual, no município.


O acesso, totalmente asfaltado, com sinalização e drenagem, concretiza um antigo sonho da comunidade Roçadinho, onde vivem aproximadamente 500 famílias, que em períodos de chuvas dificultava a vida dos moradores que precisam se deslocar para o centro da cidade de Ibateguara ou mesmo para outros municípios.



O aposentado Ademar de Barros, morador do povoado há 50 anos, é um dos que ficaram satisfeitos com a obra do Governo de Alagoas, já que no período do inverno não conseguia sair da comunidade pelas péssimas condições da estrada.


“Quando chovia na região, era impossível trafegar de carro, de motocicleta, bicicleta e muito menos a pé. A gente sempre fica ilhado pelo estrago provocado pela chuva”, relembra Ademar. Segundo ele, nem a ponte fica inteira com a força da água.



O secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, destaca que a obra do programa Alagoas de Ponta a Ponta, além de ligar Roçadinho à BR-416, vai fomentar o desenvolvimento local e facilitar a vida dos moradores. “A pavimentação asfáltica vai beneficiar trabalhadores, estudantes e de quem precisa ir ao médico e fazer feira, bem como o escoamento da produção”, assegura.


Uma prova disso é o que revela o produtor rural José Barbosa de Moraes, que cria gado de corte e de leite no povoado. Segundo ele, trafegar com caminhão ou mesmo carro pequeno sempre foi difícil pelos buracos em época de sol e muita lama durante o inverno. “Com o acesso totalmente pavimentado e sinalizado, melhora a vida de todo mundo aqui do povoado”, comemora José Barbosa.



O trecho projetado, de três quilômetros, tem como principal objetivo dar melhorias ao escoamento das produções e, ainda, conforto e segurança aos moradores da região.