17/11/2023 17:06 | SaúdeEducação

Com investimento de R$ 2 milhões, Uncisal inaugura polo de pós-graduação na próxima quarta-feira

Espaço deve potencializar pesquisas e favorecer o desenvolvimento de tecnologias de alto impacto

Polo de Pós-Graduação conta com áreas de conviência

Pedro Dantas / Ascom Uncisal

Eduardo Almeida / Ascom Uncisal

Com investimento total de aproximadamente R$ 2 milhões, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) inaugura, na próxima quarta-feira (22), o Polo de Pós-Graduação Professora Nadeje Amélia do Nascimento. A estrutura vai funcionar em prédio construído na Rua Pedro Monteiro, no Centro de Maceió, e deve beneficiar os programas de pesquisa e pós-graduação da universidade.

O novo espaço conta com recepção, salas de aula invertidas, sala de informática, sala de orientação para os professores e pesquisadores, salas para as secretarias e coordenações dos programas de pós-graduação da Uncisal, auditório, salas de reunião, copa e banheiros. O prédio foi erguido de acordo com normas técnicas para a circulação e para a inclusão de pessoas com diversos tipos de deficiências.

A construção e reforma do prédio teve custo total de R$ 1.126.000. Além desse valor, também foram investidos R$ 835.776,01 para equipar o novo espaço, com a aquisição de mobília, equipamentos de tecnologia da informação e materiais de suporte. O Polo de Pós-Graduação Professora Nadeje Amélia do Nascimento vai funcionar ao lado da Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora, também integrante da Uncisal.

“Essa nova estrutura objetiva potencializar as pesquisas realizadas em nossos cursos, contribuir com a resolução de problemas e dar respostas às demandas do Estado. O prédio foi arquitetado para possibilitar o desenvolvimento de tecnologias de ensino de alto impacto, com o uso de metodologias ativas que contribuam na elaboração de produtos técnicos e tecnológicos de excelência advindos desses programas”, explica Mara Ribeiro, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal.

A gestora complementa: “Esse investimento trará benefícios sociais e econômicos para o Estado, aprimorando atividades de formação e qualificação de recursos humanos para o SUS [Sistema Único de Saúde], em conjunto à produção científica e tecnológica de alto impacto, alinhadas às demandas sociais e disseminação do conhecimento científico, além de formação de redes de cooperação nacionais e internacionais”.

Para o reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, a criação do Polo de Pós-Graduação Professora Nadeje Amélia do Nascimento simboliza de forma concreta o avanço dessa área na universidade. “Até bem pouco tempo atrás, nós contávamos com uma estrutura tímida na área de pesquisa e pós-graduação. Nós contávamos com um único programa de mestrado. E hoje nós temos quatro programas de mestrado, dois de doutorado, além do fortalecimento da área e da construção de uma estrutura moderna para atender aos pesquisadores”.

De acordo com o gestor, a nova estrutura criada deve estimular ainda mais a produção, proporcionando um ciclo virtuoso na instituição. “Nós passaremos a contar com uma estrutura que nem toda universidade tem. Sem dúvidas, isso é um estímulo a todos os pesquisadores para que possam dar seguimento aos seus trabalhos, com mais qualidade. Isso nos deixa bastante felizes e entusiasmados”, observa Henrique de Oliveira Costa.

Assim como o reitor da Uncisal, a vice-reitora da instituição, Ilka do Amaral Soares, destaca o potencial do Polo de Pós-Graduação Professora Nadeje Amélia do Nascimento. “Os pesquisadores da Uncisal vêm produzindo pesquisas relevantes ao longo dos anos. Acreditamos que, a partir de agora, esses estudos serão potencializados, elevando ainda mais o nome de Alagoas no cenário nacional e internacional”, conclui.