22/03/2022 17:45 | InfraestruturaDesenvolvimento Econômico

Com investimento de R$ 100 milhões, governador inaugura e autoriza rodovias que vão fortalecer o desenvolvimento de Penedo e região

Renan Filho entregou a rodovia que liga Penedo a Pindorama e autorizou a reconstrução da rodovia que liga Penedo a Porto Real do Colégio; juntas, somam mais de 67 km em asfalto novo

Márcio Ferreira

Pollyana dos Anjos

O município de Penedo passa a ter mais mobilidade urbana, segurança viária e desenvolvimento econômico com as entregas realizadas, nesta terça-feira (22), pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral. Dentre elas, estão a inauguração da rodovia AL-105, que liga Penedo ao distrito de Pindorama e a autorização para a reconstrução da rodovia que liga a cidade a Porto Real do Colégio – a rodovia Caminhos do Imperador. Juntas, as obras somam um montante de R$ 100 milhões do Tesouro Estadual e mais de 67 km de asfalto novo.

Os 32 km da rodovia Pindorama vai ajudar no escoamento da produção, reduzir a distância para Maceió em 19 km e beneficiar diretamente 100 mil pessoas. Para esta obra foram investidos R$ 27 milhões. Já a rodovia que liga a cidade a Porto Real do Colégio, chamada de Caminhos do Imperador, foi autorizada hoje pelo Governo do Estado, que está investindo R$ 73 milhões. A obra tem 35,5 km de extensão.

O governador assegurou que o intuito é duplicar as rodovias alagoanas de Norte a Sul e de Leste a Oeste. “A pequenina Alagoas que se agigantou ao longo dos anos em investimentos se transformará no Estado com a melhor malha viária do Nordeste brasileiro, mais segura, mais preparada para o escoamento da produção, o que vai impulsionar o desenvolvimento das cidades e facilitar a geração de emprego. Isso é importante para promover o desenvolvimento, que acontece com vendedores, representantes comerciais, na agricultura. Antes o agricultor não produzia porque não dava para escoar a produção em tempos de chuva, e agora ele tem uma estrada boa para escoar a produção”, explicou.

O prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, elogiou a transformação no município. “Penedo, praticamente, tem outra realidade, e desta vez não podia ser diferente. O governador está inaugurando uma das estradas mais importante para Penedo, que é a ligação entre a Pindorama. Em termos econômicos, nós estamos trazendo uma usina, que é a Usina Pindorama, para dentro de Penedo, além de diminuir em 20 quilômetros o trajeto para Maceió, o que em termos de turismo traz muita facilidade”, disse o prefeito, reforçando a importância dos investimentos do Governo do Estado.

Pontes – Os recursos em infraestrutura também foram destinados à construção de pontes que vão facilitar o trânsito de moradores dos povoados Mufina e Palmeira. Ao todo, foram entregues três equipamentos: um com 12,5 metros no povoado Ponta Mufina e investimento de  R$ 412.497,99; o segundo com 7 metros, instalado no mesmo povoado e com investimento de R$ 367.534,21; já o terceiro tem 8 metros e fica no povoado Palmeira. Este teve investimento de R$ 527.632,67.

Renan Filho relembrou, durante coletiva de imprensa, que quando o cenário era outro em Alagoas quando o assunto é infraestrutura viária, pois, ao assumir o Governo do Estado, Penedo estava com todas as rodovias paralisadas, assim como toda a região Sul.

“Por exemplo, no antigo acesso a Coruripe, a estrada estava acabada, a ponte tinha caído, não havia a rodovia do Bolívar lá em São Sebastião até a cooperativa, não havia a nova estrada de Penedo até a Cooperativa Pindorama, a estrada de Penedo a São Sebastião estava acabada há anos, o acesso à cidade de Igreja Nova da mesma maneira, de forma que, ao assumir o Governo do Estado, eu arregacei a camisa, peguei no serviço pesado e estou entregando ao final de sete anos de gestão todas essas rodovias que eram sonho históricos”, pontuou o gestor.

Drenagem de bairros – Os bairros Santa Izabel, Dom Constantino, Santo Antônio, Raimundo Marinho, Centro, Santa Luiza e Senhor do Bomfim vão receber pavimentação e drenagem com a assinatura do convênio realizado entre o Estado e o município, que beneficiará 110 ruas da cidade. O investimento do Governo é de R$ 15 milhões.

Fortalece Alagoas – Os equipamentos do programa Fortalece Alagoas, que reforçam o desenvolvimento sustentável no estado e fortalecem os serviços públicos em saúde, educação, meio ambiente e infraestrutura, chegaram à região nesta terça-feira. O governador entregou para três municípios – Penedo, Igreja Nova e Porto Real do Colégio – caminhões compactadores para auxiliar a limpeza urbana e caminhões-pipa que ajudarão no transporte de água para as comunidades distantes e bairros que ainda não têm água encanada.

O município de Igreja Nova recebeu um ônibus para ajudar no transporte escolar dos alunos locais e uma patrol. Outra patrol foi entregue à Cooperativa Pindorama.

Cisp tipo II – Mais segurança em Penedo com a inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) tipo II. O Cisp vai atender as cidades de São Sebastião, Feliz Deserto, São Brás e Igreja Nova. Na ocasião, também foi assinada a ordem de serviço para a construção de uma unidade em Igreja Nova.

Centro de Convenções – Ainda em Penedo, o Governo assinou um convênio que vai garantir à cidade os serviços complementares do Centro de Convenções local com a compra de todos os equipamentos de iluminação e som.