19/01/2023 13:43 | Desenvolvimento Econômico

Prodesin

Com incentivos locacionais, novas empresas vão investir mais de R$ 25 milhões em Alagoas

Medidas assinadas devem gerar cerca de 367 empregos diretos e indiretos para os alagoanos

William Makaisy

William Makaisy / Ascom Sedetur

O Governo de Alagoas concedeu, nesta quinta-feira (19), por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin), incentivos locacionais a três empresas que juntas vão investir mais de R$25 milhões no estado. Os incentivos foram concedidos durante a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes) em 2023.

Durante a reunião foi deliberada a aprovação de incentivos locacionais para três empresas do município de Marechal Deodoro/AL, a ISOBLOCO Indústria de Concreto LTDA; Smart Estruturas e Projetos e TL Indústria de Artefatos de Concreto e Comércio LTDA.  Juntas, as três companhias devem gerar cerca de 111 empregos diretos e 256 indiretos.

De acordo com a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (Seics), Caroline Balbino, o Governo de Alagoas vem trabalhando para promover um aquecimento do cenário econômico do estado.

“O crescimento econômico de Alagoas é uma prioridade do Governo do Estado. Na 1ª Reunião Ordinária do Conedes este ano resolvemos algumas pendências, alinhamos novos projetos e grupos de estudo dentro do Conselho, e concedemos incentivos a estas três empresas, que irão trazer postos de trabalho, gerar novas oportunidades para os alagoanos e, consequentemente, fomentar a economia do nosso estado”, pontua.

Prodesin moderno

Os benefícios concedidos pelo Governo de Alagoas integram as ações do Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin) que, em 2016, sofreu uma modernização e passou a oferecer a redução de 92% no pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na saída dos produtos industrializados. Ganharam também diferimento no ICMS os bens destinados ao ativo fixo, a matéria-prima utilizada na fabricação de produtos e na aquisição interna de energia elétrica e gás natural.