Com formato inovador, alunos da rede pública estadual participam da testagem do cardápio de 2022
Medida faz parte das ações do Programa Mais Merenda que triplica o valor investido em alimentação, garante refeições mais saudáveis e evita desperdício de alimentos
Jonathan Lins
Nathália Louise, sob supervisão
Pensando em garantir a oferta de um cardápio mais saudável e evitar desperdício nas refeições escolares, a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) começou a realizar o teste de aceitabilidade do cardápio de 2022. Dessa vez, o formato em que os alunos participam é uma novidade: as sobras nos pratos dos alunos trazem as respostas para o estudo. A preocupação com a qualidade nutricional das refeições oferecidas e a aceitação das mesmas faz parte do programa Mais Merenda, que triplicou o valor investido para aquisição de alimentos das unidades de ensino.
“Oferecer um cardápio balanceado é importante, o Mais Merenda já garante isso e vai além, se preocupa que os nossos estudantes gostem do que é servido a fim de evitar desperdício. Para isso, nós fazemos o teste de aceitabilidade com aproximadamente 50 a 100 alunos de cada modalidade de ensino e testamos preparações diferentes dos pratos. A nossa equipe de Nutrição Escolar tem ido durante essa semana às escolas analisar qual formato é mais aceito pela rede de acordo com a quantidade de comida que os alunos deixam de consumir”, esclarece a supervisora de projetos do Núcleo de Nutrição Escolar da Seduc, Raquel Vasconcelos.
Um dos pratos que está recebendo mais atenção em relação à preparação é o risoto de frango. Agora, ele tem sido feito seguindo receitas diferentes para descobrir qual é a mais aceita. Há preparações que levam proteína texturizada e frango, outras apenas frango, algumas contém cenoura, polpa de tomate e açafrão e outras não. A partir disso, serão elaboradas fichas técnicas que irão nortear o Núcleo de Nutrição Escolar na montagem do cardápio escolar para o próximo ano letivo.
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