13/07/2023 08:45 | Cultura

Com apoio do Governo do Estado, músicos alagoanos se apresentam no Festival Internacional de Música de Londrina

Evento ocorre entre os dias 9 e 16 deste mês, no Paraná


Artistas alagoanas estão na Paraná participando do festival

Divulgação


Ryan Charles/Ascom Secult com assessoria

Um grupo de músicos alagoanos está participando do Festival Internacional de Música de Londrina, que ocorre entre os dias 9 e 16 deste mês, no Paraná. O projeto intitulado "O Tempo não Destrói os Talentos.... Aperfeiçoa! 60+" é promovido pela Horizonte Produções, idealizado pela produtora Weldja Miranda, e tem como objetivo fortalecer, apoiar e criar uma rede de compartilhamento entre artistas veteranos de diversos segmentos. Os músicos de Alagoas se apresentaram no Teatro AML Cultural, na última terça-feira (11). A Filarmônica de Alagoas, sob a regência do Maestro Luiz Martins, também terá uma apresentação no festival.


Durante o evento, também será lançada a página do Projeto "O Tempo não Destrói os Talentos.... Aperfeiçoa! 60+". O objetivo é criar uma rede de compartilhamento entre os artistas, proporcionando embasamento para conceituações e pertinências, além de promover a visibilidade e acessibilidade desses artistas no desenvolvimento contínuo de suas artes.

 

“A arte, incluindo a música, é reconhecida como uma força unificadora entre os povos e faz parte da cultura da humanidade. “A arte, incluindo a música, é reconhecida como uma força unificadora entre os povos e faz parte da cultura da humanidade. Como disse Renata Sorrah: "Cada ruga é um segredo". Essa é a essência da luta para se manter artista na terceira idade. É preciso respeitar, valorizar e manter ativa a voz que não perdeu o tom, as mãos trêmulas que não perderam o desejo de amar, o pincel mais lento que não perdeu os traços na pintura e a dança que não perdeu o compasso. A arte não tem idade", ressaltou Weldja Miranda.

 

 

Junto de Weldja, participaram da apresentação a cantora e artista Leureny Barbosa, o maestro Willbert Fialho e a artista de Londrina Silvia Borba. Juntos discutiram temas como a experiência de trabalhar com artistas com mais de 50 anos de carreira, a disciplina, o foco e a criação de arranjos e adaptações para exaltar o talento desses artistas.

 

Além disso, a Filarmônica de Alagoas participará do encerramento do evento, no dia 16, ao comando do maestro Luiz Martins Jr, com a participação de estudantes de projetos sociais de todo Brasil no Encontro Nacional de Orquestras Sociais.


Os artistas contam com o apoio do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) e Secretaria de Estado do Turismo (Setur).