08/05/2023 14:54 | Cultura

Com apoio do Governo de Alagoas, Delmiro Gouveia recebe ExpoAfro Sertão - Vida e Memória dos Povos Quilombolas

Projeto foi contemplado pelo edital Prêmio da Identidade e Diversidade Cultural Alagoana 2022, da Secult



Daniel Borges / Ascom Secult com Assessoria

O Shopping da Vila, em Delmiro Gouveia, recebe, de 19 de maio a 26 de maio de 2023, a exposição fotográfica ExpoAfro Sertão - Vida e Memória dos Povos Quilombolas, que celebra a cultura negra quilombola. O projeto foi contemplado pelo edital Prêmio da Identidade e Diversidade Cultural Alagoana 2022, realizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). A abertura acontece no dia 19 de maio, às 17h. Entrada Gratuita.


A mostra retrata a vida, memória, fazeres e saberes, cultura e o cotidiano dos povos quilombolas do município de Água Branca. A cidade conta com seis quilombos ativos e bem organizados, alguns deles são produtores artesanais renomados e outros expressam sua cultura com seus grupos culturais e tradicionais.


Os quilombos da Serra das Viúvas, Queimadas, Lagoa das Pedras, Cal, Barro Preto e Moreira de Baixo, serão representados na exposição por pessoas que foram fotografadas nos afazeres do cotidiano dentro das suas comunidades. A história dos fotografados quilombolas e das suas comunidades, serão contadas nessa exposição pelas lentes do fotógrafo Diego Reis, profissional local, e pela curadoria da jovem Ana Luiza (moradora do quilombo), ambos jovens comprometidos com a cultura popular negra. Eles fazem parte do projeto encabeçado pelo produtor cultural Amosiel Feitosa.


Segundo o produtor, o projeto é resultado de quatro oficinas de fotografia realizadas nos quilombos. Foram coletadas mais de 60 imagens e foram selecionadas algumas para a exposição. “Parabenizo os envolvidos pelas lindas imagens captadas através de um olhar genuíno e encantador, simples e cotidiano, de um povo que quer ser feliz”, disse.


Durante a exposição, o público poderá identificar quem são essas pessoas e quais grupos culturais fazem parte pelo QrCode. Essa junção do digital com a fotografia proporcionará aos visitantes mais entretenimento, comunicação e conexão com as pessoas representadas e suas comunidades.

A previsão é que o ExpoAfro Sertão aconteça de forma itinerante em outros ambientes, nas escolas públicas, espaços públicos e também nos quilombos.