28/11/2023 10:30 | Desenvolvimento Econômico

Com apoio do Estado, ampliação de fábrica de embalagens vai gerar 100 novos empregos no município de Pilar

A empresa foi beneficiada com incentivos fiscais do Governo de Alagoas

Nova fábrica terá como principal produto a fabricação de contentores flexíveis, os conhecidos BigBag e Sacaria Multiuso.

Thiago Sampaio / Agência Alagoas

Carlos Victor / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas participou, na segunda-feira (27), da ampliação da indústria BBA, cuja sede da fábrica está localizada no Trevo da Mangabeira, no município de Pilar. Com o crescimento, serão gerados 100 novos empregos. A ampliação conta com incentivos provenientes do Programa do Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin).

"Isso é fruto de um estado que promove confiança, segurança jurídica, benefícios arrojados tanto do tributo fiscal como do locacional. E a gente está conseguindo fazer com que os nossos empresários locais ampliem os seus empreendimentos e que os empresários nacionais e os de fora do nosso país também venham investir aqui em Alagoas. E é por essa razão que nós vamos ser o primeiro Estado, entre todos os estados do Nordeste, em crescimento econômico. Vamos alcançar 7,2% do nosso PIB. Vamos ter um crescimento uma vez maior do que o crescimento do Brasil", disse o governador.

"Parabenizo a todos os colaboradores porque não é nada fácil ser empreendedor arrojado. O governo e a prefeitura têm que servir para tirar os obstáculos do caminho. Nós temos que ser facilitadores e nós temos feito isso e foi com esse pensamento que nós assinamos o decreto aqui que vai ajudar a melhorar o ambiente de competitividade para a BBA Pilar no estado", acrescentou.

A empresa do setor químico que produz sacaria para exportação já empregava 54 funcionários e, em breve, quando estiver funcionando com 100% de sua capacidade, serão 370 pessoas trabalhando nas áreas de tecelagem, mecânica, elétrica e logística.

O presidente do Grupo BBA, Guilherme Peres, abriu seu discurso agradecendo a todos os colaboradores que trabalham na fábrica. Ele também agradeceu os incentivos do Governo de Alagoas e da Prefeitura de Pilar.

"Aqui, a gente vai gerar emprego, renda, e a gente está construindo um novo sonho pra cidade de Pilar. A prefeitura de Pilar pode contar com a BBA, o governo do estado pode contar com a BBA, para que a gente, nessa parceria público-privada possa fazer com que o nosso PIB continue em crescimento. É isso que a gente quer continuar mantendo".

A nova fábrica terá como principal produto a fabricação de contentores flexíveis, os conhecidos BigBag e Sacaria Multiuso. São tipos de embalagens econômicas que otimizam espaço e minimizam o custo do frete. "Eu sempre acreditei no potencial do Guilherme e agora estamos inaugurando essa importante fábrica que vai fazer não só o Pilar se desenvolver, mas também toda Alagoas", pontuou o prefeito de Pilar, Renato Filho.

Com mais de 25 anos de experiência, a BBA Nordeste começou a operar em Alagoas no ano de 2010. A empresa foi fundada no Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro.  A empresa investiu aproximadamente R$ 18 milhões e conseguiu, em setembro de 2023, incentivos do Prodesin por meio do Conedes. Entre eles o diferimento do ICMS para a aquisição de bens destinados ao ativo imobilizado; o diferimento do ICMS na Aquisição de Energia Elétrica e Gás Natural; além de crédito presumido de 92% do ICMS.

Prestigiaram a solenidade, a deputada estadual Fátima Canuto, a secretária de Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Alice Beltrão, secretários do município de Pilar, vereadores e prefeitos da região.