14/06/2023 09:38 | Gestão e Finanças

Com análise de dados, Seplag auxilia órgãos estaduais a avaliar políticas públicas

Cooperação entre secretarias e entidades estaduais resultam em informações estratégicas para o desenvolvimento do estado


Os resultados foram apresentados em gráficos dinâmicos

Ascom Seplag


Larissa Costa e Letícia Rabêlo* / Ascom Seplag

A Secretaria do Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) reuniu, nesta terça-feira (13), órgãos ligados ao Poder Executivo para a apresentação do Painel de Informações Estratégicas. O momento foi oportuno para as entidades estaduais explicarem os resultados de programas, projetos e ações do Governo de Alagoas a partir do auxílio da análise de dados.

 

 

Por meio da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), que integra a Seplag, os órgãos estaduais contaram com a ajuda de estatísticas que estruturam de maneira mais clara as informações das políticas públicas implantadas em Alagoas. Os resultados foram apresentados em gráficos dinâmicos, com o objetivo de tornar os números ainda mais úteis para futuras tomadas de decisões por parte do governo.

 

 

Entre os órgãos parceiros nesta iniciativa está a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). A partir da análise de dados do Cadastro Único, foi elaborado um painel que identificou habitações vulneráveis em 23 municípios de Alagoas.

 

 




Outra parceria apresentada foi com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri). Por meio do mapeamento de dados, o governo georreferenciou cisternas do programa Água Para Todos, com o objetivo de facilitar o acesso à água para o autoconsumo e produção de alimentos.

 

 

“A apresentação do painel representa um avanço significativo na gestão de informações e conhecimentos estratégicos para o desenvolvimento do Estado de Alagoas. Os resultados alcançados por meio da colaboração entre as secretarias e entidades parceiras demonstram o compromisso do Governo de Alagoas com a efetividade e a transparência das políticas públicas”, enfatizou o secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino.

 

 

A rede de parcerias da Seplag para a análise de dados integra também instituições como Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), programa Vida Nova nas Grotas, e Organização das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).


*Estagiária sob supervisão.