01/12/2022 11:03 | Turismo

Com 1,7 mil passageiros a bordo, navio Costa Favolosa desembarca em Maceió

Neste sábado (3), Maceió recebe o cruzeiro Costa Fortuna, com cerca de 2 mil passageiros


Costa Favolosa é o primeiro navio da temporada 2022/2023, que passa pela capital com destino a Salvador (BA)

Theresa Ebrahim / Ascom Sedetur


William Makaisy / Ascom Sedetur

A temporada de cruzeiros 2022/2023 em Alagoas promete ser movimentada. Dando início à temporada, o navio Costa Favolosa desembarcou em Maceió na manhã desta quinta-feira (1). A embarcação, que chegou a Alagoas vinda de Recife (PE), com 1,7 mil passageiros, tem como destino a cidade de Salvador (BA). Este é o primeiro navio da temporada, que deve receber em torno de 22 navios no Porto de Maceió, com a expectativa da passagem de, aproximadamente, de 66 mil cruzeiristas pela capital até abril de 2023.

 

Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Caroline Balbino, a temporada de cruzeiros 2022/2023 promete ser uma das mais agitadas em Alagoas. “Com a chegada do Costa Favolosa damos início oficialmente à temporada de cruzeiros em Alagoas, que vai contar com 22 escalas no Porto de Maceió, sendo um dos maiores números que já registramos. Vamos recepcionar em torno de 66 mil visitantes durante a alta temporada, o que vai ser fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado, uma vez que cada turista deve gastar, em média, R$ 605 em Alagoas”, pontua.

 

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia), entidade que atua na regulamentação, promoção e expansão desta atividade no Brasil, o cruzeirista, ou seja, o turista que viaja de cruzeiro, gasta, em média, cerca de R$ 605 por dia em Alagoas. Dos 1,7 mil passageiros que chegaram com o Costa Favolosa no Porto de Maceió, cerca de 500 já garantiram a compra de passeios para conhecer as belezas paradisíacas alagoanas.

 

Recepção

 

Os turistas dos navios cruzeiros que desembarcam em Maceió estão sendo recepcionados no terminal portuário com apresentações culturais e com uma feirinha onde são comercializados diversos artigos do artesanato alagoano, além de peças e adereços de artesãos vinculados ao programa Alagoas Feita À Mão.

 

Turismo Seguro

 

A atividade turística em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.

 

No total, onze municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional - Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Roteiro, Passo de Camaragibe e Maceió.

 

O Estado também registra 2.308 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.