02/04/2024 16:48 | Tecnologia e Inovação

Colaborador da Fapeal vai conhecer a sede da Ericsson na Suécia

Bruno Nunes alcançou o 2º lugar em concurso da multinacional, com trabalho que aborda o padrão 5G e a internet das coisas

Bruno Nunes é presquisador da Fapeal e mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação

João Monteiro/ Ascom Fapeal

Tárcila Cabral/ Ascom Fapeal - Texto

O pesquisador Bruno Nunes, colaborador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, conquistou o 2º lugar no Prêmio Ericsson de Produção Acadêmica sobre Propriedade Intelectual. Vinculado ao setor Assessoria Científica de Projetos Especiais e de Inovação, da Diretoria Executiva de CT&I da Fapeal, ele se destaca na segunda edição do concurso, ao abordar o uso do padrão 5G no viés da propriedade intelectual.

“O meu artigo científico trata sobre a Internet das coisas e o padrão 5G. Eu estudei as patentes em nível mundial, em conjunto a trabalhos acadêmicos relacionados ao tema, utilizando as bases dados da The Lens, Scopus e Web of Science. Então, eu fiquei muito feliz com essa novidade, muito contente em poder ter a oportunidade de vivenciar esse momento”, afirmou o colaborador.

Bruno Nunes é mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação e inscreveu o trabalho “Progresso das tecnologias transversais de Internet das Coisas (IOT) e padrão 5g: Um estudo sob a ótica da propriedade intelectual”.

O Prêmio Ericsson de Produção Acadêmica sobre Propriedade Intelectual é direcionado a estudantes e profissionais do Direito de todo o Brasil. Alcançando o 2º lugar, o colaborador da Fapeal fatura um reconhecimento em dinheiro e conquistou a chance de visitar a sede da Ericsson em Estocolmo, na Suécia.

“As expectativas estão muito altas quanto à viagem para a Suécia, em que eu estarei inserido no ecossistema de inovação, juntamente com a Ericsson, compreendendo melhor quais são as suas tecnologias, quais são as suas inovações, e não só no âmbito da Europa, mas, também, no mundo todo, assim como no Brasil”, frisou Bruno Nunes.

Cada participante do concurso deveria produzir um artigo ligado a uma das três temáticas sugeridas pela empresa, e o tópico escolhido pelo autor foi “O papel da propriedade intelectual relacionada aos padrões 2G a 5G para o sucesso da internet das coisas (IoT)”.

Ao longo do período de seleção do prêmio, uma comissão julgadora composta por dez profissionais indicados pela Ericsson realizaram uma triagem, a fim de verificar se os conteúdos enviados estavam de acordo, promovendo a seleção de três finalistas.

No regulamento, a empresa oportunizou que os premiados conheçam a sua matriz em Estocolmo, no mês de maio deste ano, alargando a expectativa de contribuir com as formações destes profissionais e com o setor tecnológico.