07/07/2023 18:22 | Saúde

Clínicas da Família registram mais de 80 mil atendimentos no primeiro semestre deste ano

Unidades vinculadas à Sesau estão localizadas nos bairros Benedito Bentes e Jacintinho


Para ser atendido nas Clínicas da Família, usuário deve ser encaminhado por um clínico geral e o município de residência deve fazer agendamento via Sisreg

Carla Cleto / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

As duas Clínicas da Família, vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), registraram 80.518 atendimentos no primeiro semestre deste ano. Situadas em Maceió, nos bairros Benedito Bentes e Jacintinho, as unidades asseguram consultas eletivas especializadas à população, além de exames de diagnóstico.

 

Inaugurada em 17 de maio de 2022, a Clínica da Família do Jacintinho, situada na rua Feição, onde funcionava o antigo Ambulatório 24 Horas João Fireman, registrou 40.275 atendimentos. Deste total, 503 atendimentos foram contabilizados no Ambulatório de Acolhimento e Cuidado à Saúde LGBT e 1.087 no Ambulatório Especializado em HIV/AIDS.



 

Além dos dois serviços ambulatoriais específicos, a unidade conta com 18 especialidades médicas, como cardiologia, urologia, pediatria, ortopedia e mastologia. O equipamento de saúde também assegura atendimento nas áreas de assistência social, nutrição, psicologia e enfermagem, além de disponibilizar exames laboratoriais, raios-x, ultrassonografia e eletrocardiograma.

 

Já a Clínica da Família do Benedito Bentes, situada no Conjunto Aprígio Vilela, e aberta ao público desde 24 de março de 2022, atendeu 40.243 pessoas. Deste total, 28.640 foram exames laboratoriais para auxiliar no diagnóstico das doenças apresentadas pelos pacientes e 11.603 atendimentos foram consultas especializadas.

 

Além do atendimento com enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos, a unidade conta com 14 especialidades médicas. Com isso, o usuário tem à disposição consultas nas áreas de urologia, otorrino, oftalmo, geriatria, ginecologia, dermatologia, clínica médica, mastologia, angiologia, cardiologia, endocrinologia, pediatria, pneumologia e reumatologia.



 

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, as Clínicas da Família facilitaram o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a consultas com especialistas na rede estadual.

 

“As duas unidades são de grande importância para a população alagoana, pois passaram a dar suporte à saúde, agilizando atendimentos especializados a quem tanto precisava e enfrentava dificuldades para agendar consultas em seus municípios de origem”, destacou o gestor.

 

Acesso

 

Os agendamentos das consultas nas duas Clínicas da Família acontecem após encaminhamento médico, por meio do Sistema de Regulação (Sisreg) de qualquer município. Os municípios podem também realizar diretamente estes agendamentos para os especialistas via Secretarias Municipais de Saúde, sem necessidade de consulta prévia com o médico clínico-geral das unidades.