09/02/2024 15:30 | Saúde

Clínicas da Família realizam conscientização sobre prevenção das ISTs durante o carnaval

Unidades do Jacintinho e Benedito Bentes realizaram distribuição de preservativos e materiais informativos para os pacientes


Durante a ação educativa, equipes técnicas da Sesau distribuíram panfletos educativos e preservativos

Marco Antônio / Ascom Sesau


Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

Para incentivar a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante as festas de carnaval, as equipes das Clínicas da Família do Jacintinho e do Benedito Bentes promoveram, nesta sexta-feira (9), um momento de informação e prevenção.


Durante a ação, foram distribuídos panfletos informativos, preservativos masculinos e femininos, além da realização de palestras e testes rápidos para HIV e sífilis. Durante a ação, os pacientes das duas unidades foram orientados a adotar as medidas preventivas, como o uso do preservativo durante as relações sexuais.

 



Para a supervisora de enfermagem da Clínica da Família do Jacintinho, Camila Correia, o momento é importante para enfrentar o preconceito e a desinformação que ainda são atrelados às ISTs. “É preciso combater a falta de conhecimento com informação. Levando para a população a conscientização de como se prevenir e quais são os riscos em atividades sexuais sem proteção”, explicou a enfermeira.


Já na Clínica da Família do Benedito Bentes, a assistente social Marcela Barbosa lembrou que o uso de preservativos é ainda o meio mais seguro para se proteger. “Estamos realizando a distribuição de preservativos para nossos pacientes e explicando a importância do sexo seguro. O uso de preservativo previne várias doenças, como sífilis e HIV, além de evitar a gravidez não programada”, destacou.

 



Presente ao evento, a moradora do bairro Benedito Bentes, Salete Rocha, elogiou a iniciativa. “É sempre bom receber informações de fontes seguras e aprender com segurança como agir para se prevenir das doenças Infecções Sexualmente Transmissíveis, que, como a Aids, podem levar à morte”, ressaltou.