20/09/2023 10:56 | Saúde

Clínica de Fonoaudiologia da Uncisal promove ação de estímulo à linguagem

Iniciativa faz parte da programação do Setembro Verde, considerado o mês de inclusão da pessoa com deficiência


Evento contou com a participação de professoras e estudantes do curso de Fonoaudiologia da Uncisal


Eduardo Almeida - Ascom Uncisal

Como parte da programação alusiva ao Setembro Verde, considerado o mês de inclusão da pessoa com deficiência, a Clínica de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) promoveu, na quarta-feira (20), uma ação voltada ao estímulo da linguagem em crianças e adolescentes.



A iniciativa contou com a participação de professoras e estudantes do curso de Fonoaudiologia da Uncisal e teve como público-alvo pais e pacientes atendidos pelo Centro Especializado em Reabilitação da Uncisal (CER/Uncisal). Além de orientações, foram distribuídos folders com dicas para estimulação.





Cecília Marques, professora da Uncisal e preceptora de estágio no CER, explica que a iniciativa buscou orientar os pais e os pacientes sobre os relatos mais frequentes que chegam até a unidade. De acordo com ela, o trabalho desenvolvido na Clínica pode - e deve - ser complementado por pais e por cuidadores. “A ideia é que ações simples de estímulo à linguagem contribuam com a evolução dos pacientes. Por exemplo, os pais podem usar atividades lúdicas, como contação de histórias. Há ainda orientações como o ensino de palavras funcionais, o não uso de palavras no diminutivo e o estímulo à interação”, complementa Cecília Marques.



Elizandra Marques, mãe do pequeno Ezequiel Júlio da Silva Marques, de 5 anos, conta que o filho é acompanhado pela Clínica de Fonoaudiologia desde que tinha quatro meses. Para ela, iniciativas como a desenvolvida pelos profissionais podem contribuir com o tratamento. “Além do tratamento na Clínica, sempre busco estimular a fala dele em casa. E tenho percebido que ele vem evoluindo com o passar do tempo”, destaca.



A estudante de Fonoaudiologia Lorena Souza explica que a vivência na Clínica de Fonoaudiologia da Uncisal tem mudado a sua percepção sobre os tratamentos. “Estou no estágio há quatro meses, o que tem contribuído muito com a minha formação. A gente pensa que uma brincadeira, por exemplo, não vai fazer diferença na vida de uma criança, mas essa atividade lúdica contribui bastante para a estimulação. Tem sido muito gratificante aprender um pouco mais e participar de ações como esta”, conclui.