17/05/2023 19:31 | Saúde

Clínica da Família do Jacintinho completa um ano como referência em diversas especialidades médicas

Unidade foi inaugurada no dia 17 de maio do ano passado; atendimento ocorre por agendamento via Central de Regulação


Clínica da Família do Jacintinho completou um ano de funcionamento nesta quarta (17)

Carla Cleto / Ascom Sesau


Suely Melo / Ascom Sesau

“O atendimento aqui é perfeito!”, é assim que a professora Izabel dos Santos, de 44 anos, resume sua passagem pela Clínica da Família do Jacintinho, situada na Rua Feição, na capital alagoana. A unidade completou um ano de funcionamento nesta quarta-feira (17), sendo referência na oferta de diversas especialidades médicas.


A professora Izabel está fazendo acompanhamento médico com psiquiatra e psicólogo para tratar uma depressão desenvolvida no auge da Pandemia da Covid-19. “Eu não aceitei no início que precisava de ajuda, mas, pude entender o que estava se passando comigo e, finalmente, aceitei que tenho que me cuidar e ficar bem para poder voltar para o meu trabalho, de onde estou afastada", salienta.


Ainda de acordo com ela, se tivesse uma nota para eu dar ao atendimento, "seria 10". Isso porque, segundo a professora, na Clínica da Família do Jacintinho ela se sente acolhida. "Já estou vendo melhoras no meu quadro, o que me deixa muito agradecida”, relata Izabel dos Santos.


A psiquiatra Manuela Antunes atende na Clínica da Família do Jacintinho desde o ano passado. Ela retrata a importância do trabalho feito na unidade para a população alagoana. “Os transtornos psiquiátricos sempre existiram, mas, com a Pandemia da Covid-19 aumentaram, principalmente, a ansiedade e a depressão. Nosso serviço é muito importante, principalmente para a população carente”, salienta.


Paciente da Clínica da Família desde novembro de 2022, a assistente administrativa Natália Teles, de 34 anos, relata sobre o atendimento de qualidade recebido por ela na unidade. “O atendimento aqui é de excelência, 100% SUS e gratuito. Venho toda semana para a psicóloga por conta da ansiedade. Aqui também faço acompanhamento com psiquiatra e endócrino”, destaca Nathália.


De acordo com o coordenador geral da Clínica da Família do Jacintinho, o médico Marcos Ramalho, a unidade foi pensada e inaugurada para atender uma grande demanda que o Estado tinha no SUS. “A Clínica da Família veio justamente para atender essa demanda que faltava em todo o Estado, com consultas especializadas”, ressalta.


Especialidades 

A unidade disponibiliza atendimento ambulatorial nas especialidades de cardiologia, clínica geral, dermatologia, ginecologia, hepatologia, gastroenterologia, neurologia, mastologia, nutrição, ortopedia, pediatria, Proctologia, psicologia, psiquiatria, reumatologia, urologia e endocrinologia. Além disso, a unidade conta com dois outros setores para atendimento de demandas específicas, que são o Ambulatório Trans e o Serviço Ambulatorial Especializado no atendimento de HIV/AIDS.