06/06/2022 14:36 | ServiçosMeio Ambiente

Chuvas prejudicam abastecimento de água em Palmeira dos Índios, Paulo Jacinto, Anadia e Maribondo

Sistemas foram danificados pelas precipitações, que também afetaram qualidade da água bruta nos mananciais

Estação de Tratamento em Palmeira dos Índios está com a operação temporariamente suspensa nesta segunda-feira

Ascom Casal

Diego Barros / Ascom Casal

As chuvas do final de semana e também desta segunda-feira (6) prejudicaram o abastecimento de água tratada para as cidades de Palmeira dos Índios, Paulo Jacinto, Anadia e Maribondo. De acordo com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), em Palmeira dos Índios a operação foi temporariamente desativada após o deslizamento de barreiras no bairro Maçaranduba, parte alta da cidade, por onde passam as adutoras dos Sistemas Caçamba e Carangueja.

Nesse local, lama e pedras que desceram da parte mais alta ficaram encostadas nas colunas de sustentação das tubulações. Não houve danos, mesmo assim, como medida preventiva, o bombeamento foi desativado. Essas tubulações levam o líquido bruto das barragens para a Estação de Tratamento de Água (ETA) que fica na cidade.

Já em Paulo Jacinto, a correnteza da barragem do Cavaco, manancial que fornece água bruta para a ETA operada pela Companhia, danificou o conjunto motobomba flutuante que faz a captação superficial do líquido. Técnicos da Casal já trabalham na manutenção do equipamento para que, desse modo, o abastecimento seja restabelecido o mais brevemente possível.

Em Anadia, as chuvas prejudicaram a qualidade da água bruta do manancial, comprometendo o processo de tratamento. Desse modo, a captação foi paralisada. Assim, a cidade de Maribondo, que recebe água do mesmo sistema que abastece Anadia, também está com o fornecimento interrompido. A Casal segue monitorando o manancial para que, tão logo seja possível, possa retirar a água para tratamento e abastecimento das duas cidades.

A Companhia pede aos moradores dessas cidades que poupem água e ressalta que vem fazendo todos os esforços necessários para poder manter o processo com a qualidade necessária para a população. Outras informações podem ser obtidas pelo Call Center 0800 082 0195.