27/05/2022 18:23 | Meio Ambiente

Chuvas podem voltar a cair a partir desta noite de sexta-feira (27)

Equipe da Semarh continua monitorando as condições climáticas em todo estado


Sala de monitoramento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos


Andrei Costa - Semarh

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) publicou mais um boletim meteorológico na tarde desta sexta-feira (27).

Segundo o coordenador da sala de alerta, Vinícius Pinho, as condições atmosféricas sobre áreas oceânicas adjacentes à costa norte e nordeste da Região Nordeste do Brasil estão favoráveis à ocorrência de chuvas de intensidade moderada a forte, especialmente na parte norte do Litoral e Zona da Mata, a partir da noite desta sexta-feira (27) e madrugada deste sábado (28), podendo se estender até domingo (29).

“As chuvas também podem aumentar nas demais regiões ambientais, com atenção especial ao Baixo São Francisco, Agreste e parte sul das regiões do Litoral e Zona da Mata, onde já foram registrados acumulados significativos em diversos municípios, inclusive com danos humanos e materiais”, informa o boletim.

Fica mantida a possibilidade de alto risco para alagamentos, principalmente, nas áreas com deficiência de drenagem urbana, cheias em pequenos riachos e elevação dos níveis das principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas. A continuidade das chuvas aumenta o risco de deslizamentos em áreas de encosta. O secretário da Semarh, Gino César, informou que os técnicos continuam monitorando as condições meteorológicas e hidrográficas durante todo o período chuvoso, atuando em parceria com outros órgãos do Estado, como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil para dar todo suporte a população alagoana.

As ocorrências de inundações e alagamentos estão detalhadas no alerta hidrológico nº 004/2022 disponível em: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/pdf/Alerta_Hidro27052022.pdf