04/11/2022 21:10 | Meio Ambiente

Chuvas deixam Alagoas em alerta neste final de semana

Governador determina prontidão dos órgãos de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para qualquer emergência

Sala de monitoramento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Ascom Semarh

Agência Alagoas

A intensidade das chuvas que caem em várias regiões do Estado, desde a manhã desta sexta-feira (4), colocou o Governo e os órgãos de Defesa Civil em prontidão. O fenômeno é decorrente de uma frente fria e deve se intensificar ainda neste sábado, principalmente na capital alagoana e na faixa litorânea, segundo Boletim da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hidricos (Semarh).

Nesta sexta-feira, municípios do Agreste e região sul foram atingidos por um grande volume de chuvas, com ocorrência de raios, trovões e rajadas de vento. Maior incidência de chuva foi registrada em Arapiraca, Coruripe, Penedo e Feliz Deserto, segundo informou a Defesa Civil do Estado, mas não há registro de acidentes ou situações de pessoas desabrigadas ou desalojadas. Por enquanto, segundo a Sala de Alerta, não há risco de transbordamento dos principais rios do Estado.

Mesmo assim, a recomendação do governador Paulo Dantas é de que as equipes estejam de prontidão para qualquer emergência.

Em áudio, o tenente-coronel Moisés Melo, da Defesa Civil, diz que a situação está sob controle, tranquiliza a população, mas pede atenção aos riscos de alagamentos e às situações que podem representar perigo de acidentes, como quedas de árvores em decorrência dos fortes vento. Estruturas metálicas e objetos que possam atingir a rede elétrica também podem oferecer perigo à população.

Em caso de emergência, as pessoas devem entrar imediatamente em contato com a Defesa Civil do seu município, e, se necessário, ligar para o  número 193, do Corpo de Bombeiros.