17/10/2023 11:13 | Segurança

Chefia de Prevenção da SSP ministra palestra sobre o combate à violência contra a pessoa idosa

Ação educativa, que integra trabalho da operação Virtude, de âmbito nacional, aconteceu em três instituições de ensino de Maceió


Palestras educativas buscam conscientizar estudantes sobre o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa

Ascom SSP/AL


Roberison Xavier / Ascom SSP

Integrantes da Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção da Secretaria de Estado da Segurança Pública ministraram nesta segunda-feira (16), palestras para estudantes de três instituições de ensino localizadas em bairros distintos de Maceió. As ações educativas fazem parte da operação Virtude, que ocorre em âmbito nacional.

 

As atividades aconteceram na Universidade Maurício de Nassau (Uninassau) e Escola Grau Técnico, ambas localizadas no Farol, e na Escola Estadual Maria Lúcia, no bairro Cidade Universitária. As exposições de esclarecimentos e conscientização contaram com o apoio da guarnição da Base Comunitária do conjunto Novo Jardim, pertencente ao 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

 

O objetivo principal das palestras, seguindo as diretrizes do eixo de proximidade da operação, é apresentar informações sobre as formas de violência contra a pessoa e o trabalho de combate a este tipo de crime, além das penalidades previstas em lei.

 

Uma das ações preventivas promovidas em Alagoas é o programa Pessoa Idosa Protegida, que faz constantemente visitas comunitárias para averiguar denúncias de maus-tratos e dar os devidos encaminhamentos em situações de flagrantes.

 



Além disso, foram apresentados os canais de denúncias oferecidos à população pela SSP para que haja a colaboração da sociedade nesse serviço de enfrentamento às atrocidades contra este público vulnerável.

 

No total, dezenas de pessoas receberam as instruções, entre estudantes dos cursos superiores de Direito, Enfermagem e outras áreas da saúde, e da Educação Básica. Professores e profissionais da área também prestigiaram as palestras. Segundo o chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, tenente PM Alex Acioli, eles agora são multiplicadores de ambientes defensáveis para os idosos.

 

“A ação visou garantir um ambiente mais seguro com cuidados de qualidade para os residentes do lar, em especial as pessoas idosas, que na maioria das vezes estão muito fragilizadas na saúde física e emocional. É preciso que ampliemos os espaços de conhecimento para que cada vez mais tenhamos um mundo mais seguro. Que os possíveis atos criminosos sejam denunciados e os delinquentes respondam pelas suas ações”, afirmou ele.

 

Ao longo do mês de outubro, serão realizadas diversas ações, como fiscalização de denúncias, palestras em escolas e universidades, visitas comunitárias, entre outras atividades preventivas, ostensivas, realizadas pelas forças de segurança pública, em conjunto com os órgãos estaduais e municipais.