10/11/2023 11:37 | Segurança

Chefia de Inteligência da SSP capacita profissionais do Piauí sobre Plano de Defesa

Profissionais de Alagoas realizaram instrução na cidade de Picos (PI) para mais de 50 alunos

Comitiva de Alagoas capacitou agentes de segurança sobre crimes contra o patrimônio

SSP/AL

Vanessa Siqueira / Ascom SSP/AL

Atuando na vanguarda das estratégias de combate a crimes de alta complexidade no Nordeste, profissionais da Secretaria da Segurança Pública de Alagoas realizam, entre os dias 06 e 10 de novembro, uma capacitação de integrantes das forças policiais do Piauí. O curso tem como objetivo disseminar as boas práticas de enfrentamento a crimes violentos contra o patrimônio.

O seminário intitulado “Estratégias de prevenção e repressão aos crimes violentos contra o patrimônio” foi realizado pela Polícia Militar do Piauí (PMPI), por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE), na sede do 4º Batalhão, localizado no município de Picos. Ao todo, 57 alunos das Polícias Civil, Militar e Penal, Corpo de Bombeiros, Perícia Criminal e Exército participaram da capacitação.

Entre os instrutores do curso estavam o chefe especial de Inteligência da SSP, tenente-coronel Raumário Jerônimo, o subcomandante do 9º Batalhão, capitão PM Diego Mahatma, o comandante da seção de inteligência da 2ª Companhia Independente, tenente PM Arthur Victor, as analistas de inteligência soldado PM Larissa Artemis e soldado PM Vanessa Barbosa, além do perito médico legista da Polícia Científica de Alagoas, Kleber Santana.

Também compuseram o corpo docente o tenente-coronel Vinicius Souza e o cabo Samir Rodrigues, ambos da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, além do cabo Silas e do major Valdez, da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

De acordo com o tenente-coronel Raumário Jerônimo, ao longo da semana foram ministradas instruções sobre crimes violentos contra o patrimônio, como o Novo Cangaço e Domínio de Cidades, e a metodologia do Plano de Defesa.

“Houve ainda uma simulação de ataque a carro forte estradeiro, outra atividade simulando um roubo utilizando um sistema intermodal, demonstrando a capacidade de ação criminosa num momento em que há troca de veículos para seguir transportando valores, além de ataques a agências bancárias e uma base de valores. Toda essa capacitação é muito importante, pois permite que outros estados do Nordeste apliquem esta metodologia e assim combatam de forma mais efetiva ações complexas, inibindo a ação de grupos criminosos”, explicou.

O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, enalteceu a participação de Alagoas no evento, afirmando ser importante a integração entre as forças policiais de outros estados, o que fortalece o combate ao crime organizado no país. Ele lembrou ainda que esta é a segunda vez que integrantes da Chefia de Inteligência da SSP são convidados a realizar capacitações sobre o Plano de Defesa em outro estado. Em agosto, uma comitiva realizou o treinamento de policiais do Rio Grande do Norte.

“Temos obtido excelentes resultados aqui no nosso estado quanto ao trabalho integrado das forças de segurança e fico feliz em ver que nosso modelo de atuação é bem visto por outros estados. Parabenizo a todos que foram até o Piauí disseminar o conhecimento e assim contribuir com nossas ações de enfrentamento à violência”, disse.