25/10/2023 11:33 | SegurançaInstitucional

Chefe de presídio feminino, policial penal há 17 anos, receberá honraria concedida a servidores públicos

Execução da legislação na rotina tensa dos presídios é um desafio diário, destaca Geórgia Hilário

Policial penal Geórgia vai receber honraria que reconhece servidores de destaque no exercício de suas funções

Gleydson Monteiro / Ascom Seris

Regina Carvalho / Ascom Seris

Para representar os servidores de uma secretaria de propósitos desafiadores como a Ressocialização e Inclusão Social (Seris), o nome da policial penal Geórgia Hilário Cavalcante Santos parece simbolizar bem os critérios avaliados para a honraria concedida pelo Governo de Alagoas, a Medalha Silvio Vianna 2023.

Há 17 anos atuando no serviço público como policial penal, a homenageada diz que se sente honrada com sua indicação e por ter o trabalho reconhecido. Nesse tempo no sistema prisional esteve por sete anos na chefia do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC) e há quatro anos assumiu e continua até agora como chefe do Presídio Feminino Santa Luzia, em Maceió. Antes de passar em concurso público, que na época ainda era agente penitenciário, trabalhou como gerente de loja infantil.

“O maior desafio foi entender como policial penal que estava ali para dar cumprimento à Lei de Execução Penal do nosso país, com todas as suas especificidades. A execução da legislação na rotina tensa dos presídios é um desafio diário para o policial penal”, destaca Geórgia.

Questionada sobre qual a maior lição aprendeu trabalhando dentro de uma unidade prisional, Geórgia cita que foi entender que o olhar para o cárcere não pode ser apenas legalista e frio e que as assistências educacionais, saúde e de trabalho podem resgatar a dignidade do ser humano e, com isso, ter a mudança para o pós-cárcere, sem reincidência.

“É claro que, ao longo desses 17 anos, foram vários casos em que, em algum momento, nos revoltamos e experimentamos o medo, raiva, pena. Todos os sentimentos estão ali e se manifestam em nossas vidas e na rotina de trabalho. Porém, o que faz ser um bom profissional, além da sua honestidade, ética e respeito aos seus companheiros de trabalho, é justamente fazer a separação desses sentimentos e saber que estamos ali para exercer nossa profissão dentro dos parâmetros estabelecido em lei”, finaliza Geórgia Hilário.

O Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe, no último dia 13, os dez nomes vencedores da Medalha Silvio Vianna 2023, com premiação prevista para acontecer no fim de outubro. A honraria reconhece os servidores de destaque no exercício de suas funções, avaliados após análise de atributos como superação, inovação no ambiente de trabalho, empatia, diligência, engajamento e paixão por servir.

Os nomes selecionados foram Geórgia Hilário Cavalcante Santos (Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social); Ana Luiza Nogueira de Araújo (Polícia Civil); Flávio Melo de Paula (Secretaria de Estado da Fazenda), Genildo José da Silva (Secretaria de Estado do Planejamento); João Lima Guimarães Neto (Ipaseal); Juliana Basílio Khali (Fundação de Amparo à Pesquisa); Lygia Alves Vieira e Mara Cristina Ribeiro (Uncisal); Marbyo José da Silva e Viviane Marcos Vieira de Oliveira (Secretaria de Estado da Educação).

A Medalha Silvio Vianna foi instituída em 2008 e faz parte das ações de valorização inseridas no Mês do Servidor. A premiação homenageia 10 colaboradores ativos do quadro permanente de cargos do Executivo Estadual, e que tenham desempenhado trabalho de destaque no exercício de suas funções.