17/11/2022 14:48 | Cultura

Chau do Pife é o destaque da quarta noite de celebração dos 112 anos do Teatro Deodoro

Show acontece às 20h, com entrada gratuita; os ingressos serão distribuídos duas horas antes na bilheteria

Nesta noite, Chau do Pife sobe ao palco pela primeira vez com alunos da Oficina de Pífano, ministrada por ele

Ailton Cruz / Arquivo Diteal

Ascom Diteal

O mestre e Patrimônio Vivo de Alagoas Chau do Pife é a principal atração desta quinta-feira (17), na programação dos 112 anos de fundação do Teatro Deodoro. Ele sobe ao palco às 20h e promete um show recheado de músicas regionais. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos duas horas antes da apresentação, na bilheteria do Teatro Deodoro.

O espetáculo será dividido em dois momentos. No primeiro, Chau se apresenta com a banda, em seu formato tradicional: pife, sanfona, zabumba e triângulo. Em seguida, sobem ao palco os alunos da Oficina de Pífano ministrada por ele, em parceria com a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal). O momento tem uma particularidade, pois essa é a primeira oficina ministrada pelo artista em toda sua carreira.

“O Chau é um querido, parceiro de longa data. A relevância que ele tem para a música regional deve ser celebrada e enaltecida. Ter ele ministrando uma oficina no Complexo Cultural e se apresentando nas comemorações de aniversário do Teatro Deodoro representa a valorização da cultura de forma prática. Vê-lo no palco mais uma vez é um deleite para todos”, destaca Sheila Maluf, diretora-presidente da Diteal.

Para Alexandre Holanda, gerente artístico-cultural da Diteal, o show será um engrandecimento à regionalidade. “É um momento significativo estar com o mestre e Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas no palco do Teatro Deodoro e, desta vez, nas celebrações dos seus 112 anos de fundação. Primeiramente, pelo artista em si, e tudo o que ele representa para nós. E, também, pelas particularidades do show, que, na primeira parte, acontece no formato tradicional, trazendo a arte de nossa identidade cultural com pife, e, na segunda parte, com alunos oriundos de uma oficina que traz a sua culminância para o nosso palco oficial, em momento tão importante e especial”, conta. Iniciada em junho deste ano, a oficina acontece sempre às segundas-feiras, na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro.

O público que for prestigiar o mestre Chau vai ter uma surpresa hoje à noite. A Diteal preparou uma homenagem a importantes nomes da cultura alagoana e diferentes manifestações artísticas.

Confira a programação completa desta quinta-feira:

20h – Chau do Pife, com participação dos alunos da Oficina de Pífano

Feira Agroecológica Novo Jardim (Entrada gratuita)

9h às13h – Ensaio aberto Clube do Jazz de Maceió Reality Project

16h – O Cordel do Mestre Jorge Calheiro