20/05/2023 22:06 | InfraestruturaEducação

Chã Preta recebe pacote de investimentos do Governo do Estado

Entre as obras está a inauguração da rodovia que liga Chã Preta a Correntes, em Pernambuco

Rodrigo Marinho / Ascom Secria

Carlos Victor Costa / Agência Alagoas

Um pacote de investimentos nas áreas da educação, transportes, desenvolvimento urbano e econômico foi anunciado pelo Governo do Estado para Chã Preta, durante as atividades do Governo Trabalhando, neste sábado (20), no município. Dentre as obras, o governador Paulo Dantas, ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho e do senador Renan Calheiros, inaugurou a rodovia que liga Chã Preta a Correntes, em Pernambuco.

A AL-470 tem extensão de 13 km, com investimento de R$ 28,5 milhões, do Tesouro estadual. Ela passa a fazer a integração entre as cidades de Chã Preta e Correntes, em Pernambuco, com pavimentação asfáltica e sinalização horizontal e vertical. Trata-se de uma obra que fortalece a economia e facilita o escoamento da produção, além de garantir mais segurança aos motoristas e pedestres, reduzindo os custos de manutenção dos veículos que têm a via como rota.

"É uma alegria enorme estarmos inaugurando essa rodovia que vai integrar Pernambuco com Alagoas. Mas ainda falta a alça viária que iremos fazer aqui. A obra vai ficar completa mesmo quando entregarmos esses 2,5 km de anel viário. Essa rodovia vai ser muito importante para todos os setores econômicos do município e da região. Era uma obra esperada por muitos anos e que foi iniciada na gestão do Renan Filho e agora concluímos e entregamos", disse o governador Paulo, anunciando que, em breve, vai voltar à região para assinar a ordem de serviço de recuperação das estradas que interligam Quebrangulo, Paulo Jacinto e Chã Preta, além de entregar a rodovia que liga Santana do Mundaú e Chã Preta.

O prefeito Maurício Holanda agradeceu ao governador Paulo Dantas e lembrou que essa é uma obra muito importante para sua gestão. "Era um sonho do meu saudoso pai, que foi prefeito de Chã Preta. E ver essa rodovia sendo entregue é um momento de muita emoção para mim. Ele lutou bastante por essa obra e agora eu consegui a realização dessa estrada. Agradeço muito ao governador Paulo Dantas por esse sonho realizado".

O ministro dos Transportes, Renan Filho, e o senador Renan Calheiros lembraram da luta que foi para conseguir realizar essa obra tão importante. Renan Filho pontuou que ela só saiu do papel quando decidiu investir recursos próprios do governo do estado.

"Esse foi um sonho de várias gerações. Nós trabalhamos a vida toda para fazer a rodovia, e está sendo possível agora. Essa região de Alagoas tem uma relação muito forte com Pernambuco, e o lado de lá também com a gente. Uma obra fundamental e muito importante para Chã Preta, municípios vizinhos e para nossa integração".

Creche Cria

O Governo de Alagoas vem avançando na construção das 200 creches Cria e, neste sábado (20), o governador Paulo Dantas inaugurou a 36ª no município de Chã Preta.

Localizado no Mutirão, zona urbana da cidade, o equipamento vai beneficiar 200 crianças de 0 a 2 anos, em regime integral, cujas famílias vivem em situação de vulnerabilidade, com investimentos do Tesouro Estadual no valor de R$ 4,5 milhões.

"É uma creche única, que foi pensada em cada detalhe. A primeira infância é uma pauta que precisa ser prioridade em todas as frentes, pois ela é fundamental para o desenvolvimento da criança. Na creche elas vão receber amor, carinho, acolhimento, boa merenda, qualidade de ensino. Tenho certeza absoluta que a nossa futura geração vai ser ainda mais forte e consolidada, porque é através da educação que nós vamos diminuir as desigualdades", ressaltou a secretária extraordinária da Primeira Infância de Alagoas, Paula Dantas.

Melhorias Habitacionais

Na área da infraestrutura, o governador Paulo Dantas, junto com o prefeito Maurício Holanda e o secretário de Estado da Infraestrutura, Rui Palmeira, inaugurou as construções e as melhorias habitacionais do programa Vida Nova na Sua Casa, realizadas por meio do convênio entre a prefeitura e o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).

No total, foram 8 moradias construídas e 40 melhorias realizadas em habitações na cidade de Chã Preta. As obras estão orçadas em R$ 4.213.278,08 e vão beneficiar as famílias que mais necessitam de moradia.

"Hoje, o governo de Alagoas beneficia as famílias de Chã Preta com casas novas, em substituição às de taipa. São oito unidades construídas e 40 que receberam melhorias, dando mais qualidade de vida e mais dignidade ao povo alagoano", afirmou o secretário de Infraestrutura, Rui Palmeira.

Na oportunidade, o governador Paulo Dantas assinou o repasse da segunda parcela para a construção de um ginásio poliesportivo na Escola Municipal Clotildes Brandão Souza. O valor investido é de R$100 mil, oriundos do Tesouro Estadual.

Também estiveram presentes nos eventos, o deputado federal Luciano Amaral; os deputados estaduais Silvio Camelo, Francisco Tenório e André Silva; secretários de Estado, além dos prefeitos Kil Freitas (União dos Palmares), Neno Freitas (Branquinha), André Almeida (Mar Vermelho) e lideranças políticas da região. O deputado federal por Pernambuco, Renildo Calheiros, prestigiou a solenidade.