PNCP
CGE discute estratégias para adaptação ao Portal Nacional de Contratações Públicas
Integrantes de diversas Pastas do Governo de Alagoas se reuniram a convite da Controladoria para tratar o assunto
Participaram da reunião representantes da PGE, Sefaz, Itec e a Amgesp.
Ascom CGE
Roberta Cólen / Ascom CGE
A convite da Controladoria-Geral do Estado de Alagoas (CGE-AL) integrantes de diversas Pastas do Governo de Alagoas se reuniram nesta sexta-feira (27), no auditório da CGE, para tratar sobre o envio e monitoramento de dados no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).
O PNCP é o novo sítio eletrônico do Governo Federal (Lei 14.133/2021), que vai integrar informações de todos os entes federativos do Brasil sobre licitações e contratos. Para isso, os Estados e o Distrito Federal devem alimentar e monitorar os dados que serão disponibilizados no PNCP.
Entendendo a necessidade de elaborar estratégias para atender as necessidades do Portal Nacional de Contratações Públicas, a controladora-geral, Adriana Andrade, decidiu agendar a reunião e debater o assunto com os órgãos estaduais que atuam diretamente com licitações e contratos em Alagoas.
A gestora da CGE explica que o momento serviu para que cada órgão explicasse a sua necessidade e contribuísse com sugestões de ações a serem tomadas. “Uma gestão conjunta e participativa ainda é o caminho mais acertado à melhor prestação de serviço ao cidadão. Convergindo para esse fim, integrantes de diversas Pastas do Governo de Alagoas vieram à CGE para que nós alinhássemos estratégias para lidar da melhor forma com as demandas exigidas do PNCP”, disse a controladora-geral, Adriana Andrade.
Uma das convidadas da reunião, a Secretária Executiva de Gestão Interna da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Adely Meireles, destacou a importância do encontro por entender essa exigência da Administração Pública quanto ao PNCP.
“Neste sentido, nossa participação foi fundamental visto que a Segov é a secretaria estratégica para intermediar o diálogo da busca de soluções entre a exigência da lei e o que atualmente se pratica em relação à disponibilidade de informações das contratações”, enfatizou a secretária.
Além da Segov, estiveram presentes representantes da Procuradoria-geral do Estado de Alagoas (PGE), Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz), Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) e a Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp).
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