24/03/2023 11:28 | Tecnologia e InovaçãoInstitucional

NOVIDADE

CGE-AL promove 1º Seminário de Disseminação da ferramenta IA-CM

Tecnologia mundial auxilia na precisão e eficiência das etapas de auditoria


Ferramente usa a inteligência artificial para analisar dados e identificar possíveis irregularidades na Administração Pública

Ascom CGE


Roberta Cólen

 A Controladoria-Geral do Estado de Alagoas (CGE-AL) promoveu, na terça-feira (22),  o 1º Seminário de Disseminação da ferramenta IA-CM, que auxilia na precisão e eficiência das etapas de auditoria e é usada mundialmente. Todos os servidores do órgão estiveram presentes.



A palestra foi ministrada pelo auditor da Controladoria-Geral da União (CGU), Sérgio Filgueiras, que apresentou as funcionalidades do IA-CM, uma tecnologia que usa a inteligência artificial para analisar dados e identificar possíveis irregularidades na Administração Pública.

O auditor da CGU explicou aos servidores da CGE que o IA-CM possui cinco níveis de maturidade. A CGU se encontra no nível 2. Para atingir um nível de maturidade é necessário que todas as etapas do mesmo nível, chamadas de macroprocessos, estejam implementadas. Para isso, Filgueiras explica que é necessário que a CGE não tenha como objetivo apenas subir de nível, mas, sim, mudar a cultura da auditoria interna com foco nos processos de governança. “O número não tem que ser o fim, mas a consequência. Se tiver um problema em uma determinada secretaria, a CGE falhou. Não identificou o problema. Não é um jogo de ganha perde. É um jogo de ganha, ganha”, disse o auditor da CGU.



A titular da CGE-AL, Adriana Araújo, disse que a palestra foi a primeira ação para a implantação do IA-CM na Controladoria. “É com muita satisfação que promovemos o 1º Seminário de Disseminação da ferramenta IA-CM. Como controladora-geral do Estado, entendo que é fundamental que Alagoas esteja sempre em busca de novas tecnologias e ferramentas que possam contribuir para aprimorar a gestão pública e fortalecer a transparência e o controle social”, destacou Adriana.


O superintendente de Auditagem da CGE, Luiz Castro, responsável pela análise de processos de auditoria no órgão, reconhece as exigências da metodologia do IA-CM, mas também é um grande entusiasta da implantação da ferramenta na Controladoria.


Aprimoramento


Para entender a ferramenta, Luiz Castro; a controladora-geral; e o superintendente de Correição e Informações Estratégicas, Thiago Paiva; estiveram na sede da CGU, em Brasília, para conhecer de perto a implantação do IA-CM. “O IA-CM vai aprimorar nossas atividades de auditoria e fiscalização. Como vimos, não é um caminho fácil, mas vamos arregaçar as mangas e começar o trabalho", afirmou Castro.