29/01/2024 11:44 | Tecnologia e Inovação

Centro de Inovação recebe primeira edição do Mentoring Meet de 2024

Evento teve como palestrante Felipe Montenegro da Split Second Research


Encontro também inaugurou o anfiteatro do Centro de Inovação do Polo Tecnológico do Jaraguá

Ascom Secti


Valdenys Virtuoso - Ascom Secti

O Centro de Inovação do Polo Tecnológico do Jaraguá (CIPT) recebeu, na última sexta-feira (26), a primeira edição de 2024 do Mentoring Meet, evento mensal do ecossistema inovador de Alagoas organizado pela equipe de mentores do Estado. Dessa vez, o encontro recebeu Felipe Montenegro, que debateu com a comunidade sobre Neuromarketing. Também foi inaugurado o novo espaço de fomento do CIPT, em formato de anfiteatro, com arquibancada e grama sintética.

Felipe Montenegro é diretor comercial global da Split Second Research, uma agência de pesquisa de mercado com experiência em testes de associação implícita, neuromarketing e testes biométricos. Abordando o tema "Neurociência e Branding: Construindo Conexões Duradouras com o Consumidor", Felipe explorou suas experiências acerca de como atualmente grandes marcas (ou marcas que querem se tornar grandes) precisam descobrir e entender o que os consumidores realmente desejam, assim identificando áreas de crescimento e potencialidades para aumentar a sua participação no mercado por meio de boa publicidade. Tudo de acordo com a “base científica das emoções” e explanando como o cérebro é uma máquina de chutes baseada em suas próprias experiências.

Sobre o evento, Felipe apontou que já o conhecia, mas se surpreendeu ao participar presencialmente. “O local é incrível, proporcionando uma atmosfera inovadora que enche de orgulho qualquer alagoano. Tive a oportunidade de reencontrar antigos amigos, ampliar meu networking e compartilhar conhecimentos”, disse Montenegro. 

O secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Silvio Bulhões celebrou o primeiro encontro do Mentoring Meet do ano com promessas cumpridas.

“A gente anunciou, no último Meet de 2023, que o próximo aconteceria num espaço novo, e hoje entregamos esse anfiteatro, já na promessa de que em 2024 a frequência dos Meetings será mantida, faremos 10, 11, 12 encontros como esse, com temas sempre muito atuais, num processo constante de melhoria dos nossos programas e do nosso Cipt”, afirmou Silvio.

Silvio também anunciou que empresas associadas à Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro – AL), na figura do presidente Carlos Lima, poderão ter mentorias e acesso aos espaços de coworking exclusivos, num movimento de aproximar cada vez mais as entidades de CT&I do Estado.

Sobre o novo espaço, construído pensando justamente nos encontros promovidos pela equipe de Mentores do Governo de Alagoas, a coordenadora do Programa, Renata Barreto, relembra que o Mentoring Meet foi criado para promover um “happy hour” que integrasse a comunidade de Tecnologia e Inovação para que pudessem trocar experiências ao mesmo tempo que davam visibilidade para os empreendedores alagoanos.

“Conseguimos perceber que geramos muito mais que isso, tivemos 11 edições que proporcionaram negócios, contratação de pessoas, engajamento do setor e networking significativo. Entendemos a necessidade de crescer, e junto com o compromisso da Secti em tornar o Centro de Inovação um "berço da inovação". Assim, foi inaugurado o anfiteatro, com uma estrutura adequada para receber a comunidade. Em 2024 esperamos ter edições ainda melhores, com muitas oportunidades para a comunidade e, com toda certeza, valorizando nossas mentes brilhantes alagoanas, queremos tornar nosso ecossistema cada vez mais fortalecido”, comemorou Renata.

Ainda durante o evento houve as apresentações de Rodrigo Paes, da Vertex/ICT – Instituto de Tecnologia e Inovação, falando sobre oportunidades de fomento à inovação e de mecanismos para empresas sediadas no CIPT, e Marcos Paulo, da Agência Yellowkite, primeira startup do Estado a comprar uma empresa catarinense, anunciando o Yellow Summit, que ocorrerá no próprio Cipt no dia 31 de janeiro.

Completando, Amaury Nogueira, Mentor de T.I., anunciou a abertura de submissões de projetos para o novo edital do Programa Tecnova, que objetiva criar condições financeiras favoráveis e apoiar a inovação, por meio de recursos de subvenção econômica, para o crescimento rápido de empresas de micro e pequeno porte, com foco no apoio à inovação tecnológica e com o suporte aos parceiros estaduais. E com outra novidade: o Programa Mentoring Team agora será aberto para as empresas que se submeterem ao Edital.