12/03/2024 09:56 | Tecnologia e Inovação

Centro de Inovação do Jaraguá inaugura sala do Instituto Federal de Alagoas

O objetivo do local é desenvolver projetos de pesquisa, extensão e inovação

Sala 213 poderá ser usada por alunos do Ifal 24 horas por dia

Ascom Secti

Valdenys Virtuoso / Ascom Secti

Foi inaugurada, nessa segunda-feira (11), uma nova sala no Centro de Inovação do Polo Tecnológico do Jaraguá (Cipt), agora dedicada a um dos parceiros da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti): o Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

A sala 213, construída com o apoio do Deputado Federal por Alagoas Paulão e desenhada por alunos do próprio Ifal, terá finalidade no desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e inovação por parte dos estudantes, que poderão reservar horários de uso por meio do site https://integra.ifal.edu.br/.

Para o secretário da Secti, Silvio Bulhões, esse espaço representa mais uma parceria da longa trajetória da relação do Governo de Alagoas, por meio da secretaria, com o instituto.

“Apesar do ritmo burocrático, nós sempre discutimos sobre a possibilidade e a necessidade do Ifal estar aqui dentro do nosso centro, a necessidade dos alunos que fazem parte do que prezamos para a educação e para a produção de ciência, tecnologia e inovação: o foco no social. Por isso será de muita relevância que eles agora possam estar aqui dentro, usufruindo das potencialidades que o nosso Cipt e que o mundo da tecnologia e da inovação abrem para todos”, disse Silvio.

O Reitor do Ifal, Carlos Guedes, comemorou a inauguração da sala exaltando sua importância e agradecendo aos que fizeram parte de sua construção.

“Inaugurar esse novo espaço de inovação, empreendedorismo e de tecnologia é mais um reforço dos compromissos e da missão que temos em promover educação de qualidade, pública e gratuita, sempre voltada ao desenvolvimento social,         que é indissociável do ensino, pesquisa e extensão, sendo, agora, mais fortalecidos ainda pelo Governo do Estado”, afirmou Carlos.

Já a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Ifal, Eunice Palmeira, destacou que a sala será “essencial também para gerar uma aproximação entre o instituto e as empresas do ecossistema inovador de Alagoas, e assim fomentar o empreendedorismo por meio do maior equipamento de canalização do setor no Estado, o Cipt”.