14/06/2022 14:22 | Tecnologia e Inovação

Centro de Inovação de Alagoas ganha novos ambientes de fomento ao empreendedorismo

Na ocasião, também será lançada a segunda rodada do programa Oxetech Work


Gabriel Fireman / Ascom Secti


Geysa Miranda e Valdenys Virtuoso

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) entrega, nesta terça-feira (14), às 17h, novos ambientes de uso comum, como o primeiro coworking gratuito do Estado, além de salas para projetos de fomento ao empreendedorismo e à qualificação técnica. Os novos espaços funcionarão no Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT), localizado no bairro do Jaraguá, e são todos equipados com mobiliário, internet de qualidade e área completamente climatizada.

 

Além dessa entrega, também será lançada a segunda rodada do programa Oxetech Work que insere estudantes no mercado de trabalho tecnológico alagoano, com bolsas custeadas pelo Governo de Alagoas, no valor de R$ 1.500,00, durante seis meses. Na primeira rodada, 53 jovens tiveram a oportunidade de mudar de vida e, hoje, trabalham nas principais empresas de tecnologia do Estado.

 

Para o secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Silvio Bulhões, essas entregas representam a democratização do acesso à estrutura do maior hub de inovação de Alagoas. “Esses novos espaços fazem parte da evolução do nosso Centro de Inovação. É uma forma de democratizar o acesso a um lugar propício ao desenvolvimento da economia criativa alagoana e ao fortalecimento de ideias inovadoras. Nosso coworking será aberto ao público, com toda estrutura necessária para quem quer trabalhar em espaços colaborativos e não tem a oportunidade, podendo, assim, fazer novos contatos de negócios por meio de networking”, explicou o secretário. 

 

Conheça os novos ambientes do CIPT

 

Espaço Coworking - Área Térrea

O Coworking do Centro de Inovação (CIPT) possui 80 estações de trabalho e três salas de reunião, todas equipadas com mobiliário e internet gratuita, e será aberto para uso da sociedade, tendo como pré-requisito, a priori, apenas um cadastro que deve ser efetuado na recepção do CIPT, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

 

Espaço de Fomento ao Empreendedorismo e Qualificação Técnica - primeiro andar

 

Esse espaço é destinado a programas de incentivo ao empreendedorismo e à inovação, que são desenvolvidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e seus parceiros. Além dos espaços dos programas, estão disponíveis três salas de reunião e duas salas de atendimento individual.

 

Os programas que farão parte do espaço incluem o Oxetech Lab, focado na profissionalização de jovens e adultos em uma das áreas que mais crescem no país, a tecnologia.. Todo equipado com computadores, internet gratuita e monitores à disposição dos alunos, o Oxetech Lab oferece centenas de cursos gratuitos de tecnologia e inovação, em várias linhas do conhecimento. O mesmo modelo do programa já funciona no interior do Estado (Delmiro Gouveia, Murici, Penedo, São Miguel dos Campos e Santana do Ipanema); em breve funcionará também na cidade de Arapiraca.

 

Faz parte do espaço, também, a Escola Superior de Redes (ESR) uma unidade, entre as 10 físicas pelo Brasil, com mais de 30 mil alunos capacitados, de serviço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), criada, há 15 anos, para promover a capacitação, o desenvolvimento profissional e a disseminação de conhecimento em Tecnologias da Informação.

 

Com a excelência no ensino em turmas presenciais, semipresenciais e EAD, além da realização de serviços customizados e consultoria educacional, a ESR ofertará no Estado mais de 60 cursos de abordagem prática, em várias trilhas, para aplicação imediata nas organizações que necessitam de formação qualificada de técnicos especializados em Infraestrutura de Redes, Data Center e Segurança da Informação.

 

Nos novos ambientes também funcionará o programa Mentoring Team, que consiste em um time de profissionais qualificados de diversas áreas (jurídica, marketing, financeira, entre outras) para auxiliar as empresas que fazem parte dos programas do Governo de Alagoas. Além das 45 estações de trabalho disponíveis para as empresas que o Governo auxilia com aporte financeiro, por meio dos programas Lagoon Startups, GdH Serviço e GdH Indústria.

 

Sobre o Centro de Inovação do Polo Tecnológico de Alagoas (CIPT)

 

Inaugurado em outubro do ano passado (2021), o Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT), localizado no bairro do Jaraguá, possui mais de 6.000 m² de área construída e tem o compromisso de promover o empreendedorismo e a inovação no estado de Alagoas, com um ambiente favorável ao fortalecimento das empresas locais e atração de novos empreendimentos de base tecnológica e economia criativa, voltados ao desenvolvimento de soluções para os setores públicos, privados, universidades e centros de pesquisa.

 

Dividido em duas partes - uso empresarial (três andares) e área de uso comum da sociedade (dois galpões de entrada) – atualmente, o CIPT abriga 25 empresas, entre elas as maiores startups de Alagoas que possuem destaque internacional, além de parceiros como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Sebrae Alagoas, Senai Alagoas, Fejal/Cesmac, Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro).

 

Possui também um auditório com capacidade para 350 pessoas, internet gratuita e duas salas de reunião por andar. Dessa forma, o Centro de Inovação contribui diretamente com a melhoria da competitividade das empresas e estimula o desenvolvimento econômico do Estado.