06/10/2023 10:54 | Saúde

Centro da Uncisal realiza Dia D da campanha de prevenção e combate ao câncer de mama

Com 1.500 exames de mamografia por mês, o Centro de Diagnóstico e Imagem realiza ainda a ultrassonografia, biópsia e encaminhamento para mastologista com serviço 100% SUS


O exame de mamografia é realizado o ano inteiro pela unidade assistencial da Uncisal

Carla Cleto / Ascom Sesau


Danielle Cândido / Ascom Uncisal

O Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso (Cedim), unidade de apoio assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), se prepara para mais uma importante ação dentro da campanha Outubro Rosa, com trabalho de conscientização sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o rastreamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero. O lançamento da campanha acontece no dia 11 de outubro, às 10h, no próprio Cedim, localizado dentro da Uncisal.

 

Na campanha deste ano, o Cedim ressalta a importância da busca ativa por meio da mamografia. O exame é realizado o ano inteiro pela unidade assistencial da Uncisal, alcançando a marca de mais de 1.500 exames clínicos das mamas por mês. Além da mamografia, a médica ultrassonografista Tatiana Mindêlo explicou que o Centro de Diagnóstico e Imagem oferece o exame de ultrassonografia para complementar as informações sobre o exame de mamas que apresentou laudo inconclusivo, suspeito ou que foi diagnosticado como câncer.



 

Posteriormente, a paciente realiza a biópsia no próprio Cedim, e o estudo patológico do material é feito no Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), unidade de apoio assistencial da Uncisal. “Com o laudo em mãos, a paciente é encaminhada para um mastologista ou oncologista da unidade de saúde para dar continuidade ao tratamento”, explicou a médica do Cedim.

 

“Ofertar todo o ciclo de prevenção, diagnóstico e rastreamento por meio de um serviço 100% SUS é muito importante. Por meio da busca ativa realizada pelo Cedim, a paciente não precisa mais esperar para realizar os seus exames”, afirmou Ceiça Carvalho, diretora do Centro de Diagnóstico e Imagem da Uncisal.



 

Durante o mês de outubro, o Cedim vai realizar, em parceria com o CPML, um mutirão de citologia oncótica para prevenção do câncer de colo do útero. “Essa é mais uma importante ação que o Cedim realiza para alertar as mulheres que o câncer tem cura, mas que precisa ser diagnosticado precocemente. Temos orgulho do trabalho que o Cedim vem realizando por meio de mutirões e campanhas, cumprindo seu papel de servir à população de Maceió e também do interior do Estado com excelência”, destacou Ceiça Carvalho.

 

Exame de mamografia

 

Mulheres entre 40 a 69 anos não precisam de encaminhamento para fazer o exame de mamografia. As interessadas podem agendar através do WhatsApp 98833-8578 e se dirigir ao Cedim com o cartão do SUS e o documento de identificação. Mulheres com menos de 40 anos ou mais de 69 anos, precisam de solicitação médica para o agendamento. 

 

Os mutirões acontecem o ano inteiro e, para participar, basta os municípios entrarem em contato para o agendamento. A dona de casa Fátima Lima é uma das mulheres que realizou o exame de mamografia no Cedim. “Participar do mutirão é muito importante para nós, mulheres, porque o cuidado com a saúde deve ser diário”, disse a dona de casa que foi ao Cedim junto a mais de 30 mulheres do município de Coruripe.



 

Cedim

 

Em quatro anos de atividade – comemorados no último dia 15 de julho de 2023 – , o Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso já alcançou a marca de 98.863 mil exames realizados. A unidade assistencial da Uncisal é referência no Estado na utilização de telelaudos e exames de mamografia e ultrassonografia mamária pelo Sistema Único de Saúde (SUS).