26/01/2023 14:36 | Serviços

LIMPEZA

Casal trabalha para garantir abastecimento de água em Piaçabuçu

Elevação do nível do Rio São Francisco tem prejudicado bombeamento


Estação Elevatória de Água Bruta Captada flutuante, situada no povoado Penedinho, em Piaçabuçu, passa por limpeza

Ascom Casal


Evilásio Almeida / Ascom Casal

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) está trabalhando continuamente para garantir a produção de água para o município de Piaçabuçu, localizado no Litoral Sul do estado.


Nos últimos dias, em decorrência do aumento da vazão do Rio São Francisco, feito pela Chesf, a Estação Elevatória de Água Bruta Captada (EEABC), situada no povoado Penedinho, vem recebendo grande contribuição de material sólido (plantas aquáticas, troncos, galhos e folhas de árvores), além de lama. Essa situação vem acarretando entupimentos constantes no conjunto motobomba da estação, o que leva à redução da vazão.


Diante disso, técnicos da Casal em parceria com profissionais da concessionária Águas do Sertão, vêm realizando limpezas diárias (três ou quatro vezes por dia), com duração de 30 minutos cada, nos equipamentos da EEABC. Cada interrupção faz com que a Companhia diminua o volume de água a ser distribuída na cidade, porém, sem paralisação total da engrenagem.


No momento, Piaçabuçu não enfrenta desabastecimento. Tão logo a vazão do rio seja regularizada, o sistema voltará a operar plenamente e a água será repassada para a Águas do Sertão distribuir aos moradores piaçabuçuenses.