08/03/2023 14:35 | ServiçosMeio Ambiente

Casal participa de reunião do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

Presidente Luiz Neto representa a empresa e destaca importância dos comitês para a garantia do abastecimento humano


A reunião discutiu os principais desafios sobre a aplicação das políticas públicas de proteção das bacias hidrográficas, onde o abastecimento humano é pauta prioritária.

Ascom Casal


Diego Barros / Ascom Casal

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) é uma das instituições participantes da 1ª Reunião Ordinária do Colegiado Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas Brasil, que ocorre nesta quarta (8) e quinta-feira (9), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), no bairro Jacarecica, em Maceió.


O presidente da empresa, Luiz Neto, participou do evento representando a Companhia. Segundo ele, “os Comitês são importantes parceiros da proteção do direito do ser humano ao abastecimento de água, e a Casal conta muito com este fórum para que esta pauta permaneça como algo essencial e prioritário, na definição dos instrumentos de uso e na resolução de conflitos de outorga de recursos hídricos”.


A reunião, que é promovida pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas Brasil (FNCBH), discute os principais desafios sobre a aplicação das políticas públicas de proteção das bacias hidrográficas, onde o abastecimento humano é pauta prioritária.


Na programação dos dois dias do encontro, haverá: apresentação do Estado da Arte do Sistema Estadual de Recursos Hídrico de Alagoas; apresentação da visão da OAB-AL sobre os recursos hídricos; apresentação do MPE-AL; apresentação do novo formato do Procomitês pela Agência Nacional de Águas; debate sobre a carta de várias entidades de Recursos Hídricos ao Governo Federal quanto às atribuições da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico no Ministério do Meio Ambiente; apresentação de experiência exitosa do Procomitês no Estado do Ceará; apresentação do Programa de Tratamento de Águas Residuárias - Protratar CEIVAP V, entre outros assuntos.