26/05/2023 11:42 | Serviços

Casal paralisa Sistema Coletivo Junqueiro-São Sebastião para drenagem e limpeza da barragem

Ação é para melhorar qualidade da água bruta, que foi impactada pelas últimas chuvas


Ascom Casal


David Bulhões

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vai efetuar, na próxima quinta-feira (1), trabalhos de drenagem e limpeza na barragem do Sistema Coletivo Junqueiro-São Sebastião. Essas ações são necessárias para melhorar a qualidade da água bruta captada no local, isto é, a que é extraída nas condições em que é encontrada na natureza.



De acordo com o setor operacional da Casal, a água armazenada na barragem, situada na zona rural de Junqueiro, teve aspectos como turbidez e coloração afetados pelo carreamento de material sólido, quadro esse ocasionado pelas fortes chuvas das últimas semanas. A limpeza do manancial contribuirá, nesse cenário, para melhorar essas características, acelerando o processo de tratamento do líquido.


Os trabalhos terão início às 8h da quinta-feira (1). A previsão é de que os técnicos da Superintendência do Agreste e Sertão (SAS) da Casal concluam o serviço e reativem o sistema na tarde do mesmo dia. Como o sistema atende a Junqueiro e a São Sebastião, é possível que o abastecimento desses municípios sofra irregularidades temporariamente.


Com a conclusão dessas atividades, a Casal voltará a produzir água tratada para São Sebastião. Já em Junqueiro, a Companhia retomará somente a captação e o tratamento do líquido, repassando-o para que a empresa Águas do Sertão o distribua.