09/12/2022 11:51 | Infraestrutura

Casal monta operação emergencial para suprir abastecimento na Bacia Leiteira

Bomba de captação que operava em fase de teste apresentou problema e sistema antigo foi reativado, mas opera com redução de vazão


Ascom Casal

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) está montando uma operação especial, por meio de carros-pipa, para garantir emergencialmente o abastecimento com água potável à população atendida pelo Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, responsável pelo abastecimento de 18 municípios da região.

Uma das bombas da captação de água, que estava em fase de teste, apresentou problema e o sistema reserva foi ativado, garantindo algo em torno de 50%, da necessidade de abastecimento. Técnicos da Casal e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) estão agindo para superar o problema.

A Casal informa que está em contato permanente com a empresa de manutenção das bombas, solicitando urgência na conclusão do reparo que restabelecerá a plenitude do abastecimento.


Providências

Por orientação do Governo de Alagoas, a Casal também está mantendo contato com todos os prefeitos da região abastecida pela adutora da Bacia Leiteira, deixando-os informados da situação e das providências que estão sendo adotadas e colocando-se à disposição para qualquer explicação ou medida necessária.

Ao mesmo tempo reafirma todo empenho e dedicação dos técnicos no trabalho para superar o problema apresentado pela bomba, o mais rápido possível, e recomenda à população o racionamento no consumo até a normalização.

Recebem água do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, após o repasse do produto feito pela Casal à concessionária Águas do Sertão, responsável pela distribuição aos moradores, as seguintes localidades Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jaramataia, Maravilha, Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira. Jacaré dos Homens, Batalha, Major Izidoro e Olho D’água das Flores também recebem água do mesmo sistema, porém, nesses locais a distribuição de água continua sendo feita diretamente pela Casal.