31/08/2023 16:27 | Meio AmbienteInfraestrutura

Casal e concessionárias assinam termos que garantem fornecimento de água para alagoanos

Casal, BRK e Verde Alagoas assinaram TCA’s para regularizar outorgas


Gestores da Casal, Semarh, BRK e Verde exibem os Termos de Compromisso Ambiental (TCA’s) que garantem prestação de serviços

Evilásio Almeida / Ascom Casal


Evilásio Almeida / Ascom Casal

O presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Luiz Neto, e o vice-presidente de Engenharia da empresa, Marcos Fred, assinaram nesta quinta-feira (31), Termos de Compromisso Ambiental (TCA’s), juntamente com o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César, e representantes da BRK e Verde Alagoas.

 

Os TCA’s firmam o compromisso de uma parceria entre as instituições para garantir a continuidade de prestação de serviços de abastecimento e esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Maceió (RMM) e na Zona da Mata e Litoral, através da emissão das outorgas de captação de água e lançamento de efluentes.




A assinatura dos TCA’s ratifica o compromisso do Governo do Estado em universalizar o saneamento básico e dar acesso à água à população, dentro do programa "Mais Água Alagoas". O encontro ocorreu no prédio-sede da Semarh, no bairro Jacarecica, em Maceió, e contou também com a participação de gestores e técnicos da Companhia, da secretaria e das concessionárias.

 

Luiz Neto disse que a assinatura dos termos é muito importante para a continuidade da prestação de serviços de saneamento em Alagoas. “Nós finalizamos aqui mais uma etapa importante do programa ‘Mais Água Alagoas’, liderado pelo governador Paulo Dantas. A Casal, a Semarh e as concessionárias fazem parte de um rol de instituições que vão fomentar o desenvolvimento do nosso estado. Esses TCA’s são importantes para que os investimentos possam acontecer e a universalização do saneamento chegue promovendo a melhoria da qualidade de vida dos alagoanos”, ressaltou.



 

O secretário Gino César afirmou que a assinatura dos Termos de Compromisso Ambiental foi um momento histórico para o Estado. “Isso garante a possibilidade de investimentos futuros e a suspensão de penalidades. Essa parceria inicia agora, vai ser continuada e atenderá às demandas de Alagoas”, reforçou.