06/02/2023 17:16 | Infraestrutura

FORNECIMENTO DE ÁGUA

Casal e AMA discutem soluções para abastecimento de água da Bacia Leiteira

Diretores da Companhia e prefeitos da região se reuniram nesta segunda-feira (6)

Na reunião foram debatidas soluções para a crise do abastecimento de água na região

Evilásio Almeida / Ascom Casal

A Diretoria da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) se reuniu na manhã desta segunda-feira (6) com a presidência da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) e prefeitos da Bacia Leiteira para tratar sobre deficiências que vêm ocorrendo no abastecimento de água, nas últimas semanas.

O encontro ocorreu na sede da AMA e foi comandado pelo presidente da Associação, Hugo Wanderley, que é prefeito de Cacimbinhas. Ele colocou em pauta os desafios, investimentos, soluções paliativas e definitivas sobre a crise no fornecimento de água que vem afetando a região.

Durante o encontro, o presidente da Casal, Luiz Neto, discorreu sobre a situação atual daquele sistema, que abastece 18 municípios da Bacia Leiteira. “Estamos vivendo um momento muito difícil, principalmente nos últimos dias, quando um dos dois conjuntos motobombas utilizados na Estação Elevatória de Água Bruta Captada (EEABC) apresentou defeito, deixando o bombeamento com apenas 50% da sua capacidade. Estamos aguardando a chegada de um novo motor e pretendemos reinstalá-lo ainda esta semana para que se possa garantir o abastecimento plenamente”, destacou Luiz Neto.

Ele disse ainda que segue a orientação do governador Paulo Dantas no sentido de resolver definitivamente a questão de abastecimento da região sertaneja. “Um dos projetos que iremos tocar é a reativação da ETA Belo Monte, que irá garantir o fornecimento de água para diversos municípios, principalmente aqueles que são considerados ponta de rede, ou seja, que ficam no final da adutora. Mas queremos lembrar aos consumidores da Casal que a empresa já está disponibilizando caminhões-pipa para garantir água a todas as localidades que vêm enfrentado desabastecimento”, reforçou.

O Sistema Coletivo da Bacia Leiteira atende ainda aos municípios de Batalha, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Jacaré dos Homens, Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco e Palestina.

O presidente da AMA, Hugo Wanderley, afirmou que esse problema de abastecimento de água da Bacia Leiteira se arrasta há décadas. “Acredito que agora, com o apoio do governador Paulo Dantas, que é filho da região e conhece de perto o sofrimento do povo, a situação será resolvida em definitivo”, ressaltou.

Também participaram da reunião os vice-presidentes de Casal, Paulo Roberto Mendonça (Corporativo), Marcos Fred (de Engenharia) e Laura Petri (de Operação), além dos prefeitos Jorge Dantas, de Pão de Açúcar; Theobaldo Cavalcanti (Cintra), de Major Izidoro; Ricardo Paranhos, de Jaramataia; Dalmo Augusto de Almeida, de Belo Monte; Ramon Camilo, de Dois Riachos; Jeane Moura, de Senador Rui Palmeira; José Luiz dos Anjos, de Olho d'Água das Flores; José Valmiro da Costa, de Poço das Trincheiras, e Geraldo Agra Filho, de Carneiros. A prefeita de Maravilha, Maria da Conceição Albuquerque, foi representada pela secretária de Finanças, Viviane Pita.