03/06/2022 15:51 | Serviços

Casal apresenta providências para melhoria do abastecimento em Piaçabuçu

Vice-presidente Operacional e superintendentes da Companhia explicaram as medidas já em andamento e definiram outras em conjunto com a Prefeitura

Prefeito de Piaçabuçu, Djalma Beltrão, vereadores do município e o deputado estadual Dudu Ronalsa foram recebidos por gestores da Companhia

Diego Barros

Diego Barros / Ascom Casal

Gestores da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) receberam na sede da empresa, nesta sexta-feira (3), o prefeito de Piaçabuçu, Djalma Beltrão, vereadores do município e o deputado estadual Dudu Ronalsa. Eles apresentaram as medidas adotadas pela Companhia para regularizar o abastecimento da cidade.

Segundo a vice-presidente Operacional da empresa, Laura Petri, o sistema que atende ao município está funcionando, porém, enfrenta restrições devido à qualidade da água bruta do Rio São Francisco, que foi afetada pelas chuvas. O tratamento da água, por isso, ocorre com menor vazão.

Os superintendentes Judiron Pena, de Negócio do Interior, e Thales Cabral, da área Técnica e Manutenção de Equipamentos, explicaram que uma nova bomba reserva será enviada ainda hoje para a estação de captação que atende à cidade e fica situada no povoado Penedinho.

Paralelamente, a Casal vai acionar proprietários de caminhões-pipa da região que possam fornecer água para as áreas mais afetadas de Piaçabuçu. A Prefeitura, por sua vez, vai indicar quais são as localidades mais necessitadas.

Durante a reunião, foi detalhado ao gestor municipal e aos parlamentares que as chuvas dos últimos dias carregaram sedimentos e materiais sólidos para o Rio São Francisco, o que provocou obstrução dos equipamentos da captação de água. Por isso, foram necessárias paralisações para corrigir a situação.

A Casal implantou grades no entorno dos conjuntos motobombas para impedir que eles fossem afetados pela sujeira levada para o rio pelas chuvas. A elevação da turbidez da água bruta do rio foi outro fator que exigiu paradas temporárias do sistema.