12/01/2023 16:30 | Assistência Social

INCLUSÃO SOCIAL

Casa de Direitos de Maceió realiza 3.308 atendimentos em apenas 15 dias

As obras de melhoria do equipamento da Seprev foram entregues pelo governador Paulo Dantas em dezembro


No local são disponibilizados serviços como emissão da Carteira de Identidade, CPF, Título Eleitoral, entre outros documentos

Vitor Beltrão / Ascom Seprev


Everton Dimoni / Ascom Seprev

A Casa de Direitos de Maceió, vinculada à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), realizou 3.308 atendimentos em apenas 15 dias, desde a sua reinauguração, no dia 27 de dezembro. Localizada na Praça do Mirante do Jacintinho, o equipamento passou por uma grande reforma estrutural, o que permitiu a ampliação dos serviços ofertados, além de proporcionar mais conforto e comodidade para usuários e profissionais.

 

No local são disponibilizados serviços como emissão da Carteira de Identidade, CPF, Título Eleitoral e de outros documentos, além de mediação de conflitos, consultas jurídicas, assistência ao trabalhador e à pessoa idosa. Para isso, conta com os núcleos especializados do Tribunal de Justiça de Alagoas, da Defensoria Pública Estadual e do Instituto de Identificação, além do Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa (Napi) e do Núcleo de Atendimento ao Trabalhador (NAT).

 

O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira, destaca o aumento expressivo no número de atendimentos em relação ao ano anterior. “Comparando os anos de 2022 e 2023, dentro do mesmo período, é possível notar um crescimento significativo nos serviços oferecidos aqui na Casa de Direitos de Maceió: são 1.128 atendimentos a mais. Com o apoio do governador Paulo Dantas, estamos ampliando esse atendimento de forma efetiva e aproximando os serviços oferecidos pelo Estado de quem mais precisa”.

 

A senhora Lidya Lemos foi uma das pessoas atendidas na Casa de Direitos após a reforma. Ela solicitou a emissão da primeira via do RG do seu filho e ficou muito satisfeita, tanto com o atendimento, quanto com o novo ambiente. “O atendimento foi ótimo, não enfrentei fila e fui atendida na hora. Agora, de cara nova, a Casa de Direitos está melhor ainda”, comentou.

 

O superintendente de Prevenção à Violência da Seprev, Charles Tavares, explica que o equipamento iniciou suas atividades objetivando promover a inclusão social de moradores do Jacintinho e adjacências, mas superou as expectativas iniciais e, hoje, o atendimento é voltado para todo o território alagoano. “A sociedade de um modo geral tem a necessidade do atendimento presencial e a Casa de Direitos está aqui para isso, para servir ao cidadão no que estiver ao nosso alcance”, disse.

 

A Casa de Direitos de Maceió funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e fica localizada na praça do Mirante do Jacintinho, em Maceió.