14/03/2023 16:15 | Justiça e Controle InternoDireitos Humanos

Casa de Direitos de Maceió apresenta serviços a alunos dos núcleos de práticas jurídicas da Uneal

Com a visita técnica, os alunos puderam integrar a teoria aprendida em sala de aula com a vivência prática dos atendimentos realizados no local


Estudantes de Direito da Uneal conehceram alguns dos serviços ofertados à população pela Casa de Direitos de Maceió

Vitor Beltrão / Ascom Seprev


Everton Dimoni / Ascom Seprev

A Casa de Direitos de Maceió, equipamento da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), recebeu a visita de alunos do 9º e 10º períodos, que compõem os núcleos de práticas jurídicas da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Na ocasião, foram apresentados os serviços oferecidos à população.

 

Guiados pelo professor Tancredo Pinheiro, os acadêmicos de Direito dirimiram dúvidas sobre promoção de direitos e acesso à Justiça e conheceram os serviços disponibilizados pelos núcleos especializados do Tribunal de Justiça de Alagoas, Defensoria Pública Estadual, Núcleo de Justiça Comunitária e o Núcleo de Atendimento ao Trabalhador (NAT), além dos atendimentos oferecidos pelo Instituto de Identificação.



“Trouxemos os alunos de estágio supervisionado para que eles pudessem integrar a teoria que aprenderam em sala de aula com a vivência prática dos atendimentos realizados aqui na Casa de Direitos, seja na orientação jurídica, na mediação de conflitos e conciliação, na expedição de documentos e outros. Foi uma experiência extremamente importante para eles conhecerem a Casa de Direitos, que presta um serviço tão relevante à comunidade, não só do bairro do Jacintinho, mas de todo o estado de Alagoas”, disse o professor.

 

Teliane Lima é aluna do 10ª período do curso de Direito e comenta a importância de articular teoria e prática acadêmica, além de ampliar sua visão sobre a atuação da Justiça na sociedade. “Como alunos de Direito, é importante ultrapassarmos os muros dos tribunais e ampliar o nosso leque de perspectivas acerca de instituições que ofertam esse tipo de serviço à população. A Casa de Direitos foi importante nesse sentido, uma vez que, aqui, temos a oferta tanto de audiências quanto de serviços que vão garantir o acesso da população aos seus direitos”, comentou.



Para o superintendente de Prevenção à Violência da Seprev, o advogado Charles Tavares, a visita serviu também para mostrar como a garantia de direitos contribui efetivamente para a prevenção à violência e a construção de uma sociedade mais pacífica.

 

“Hoje abrimos as portas da Casa de Direitos para os acadêmicos da Uneal e apresentamos o funcionamento de cada núcleo. Mostramos como podemos prevenir a violência em nossa sociedade por meio da mediação de conflitos, da garantia documental, da assessoria jurídica, entre outros serviços importantes, tornando-os multiplicadores desse trabalho”, afirmou o superintendente Charles Tavares.AA