04/10/2023 12:04 | Gestão e FinançasDesenvolvimento Econômico

Carteira de investimentos da Alagoas Previdência supera meta mínima de 2023

Resultado positivo destaca a boa gestão de investimentos, que acompanha diariamente o comportamento do mercado financeiro


Para o assessor especial de Investimentos, Arcenor Gomes, desempenho traz proteção para os recursos aplicados contra as correções monetárias causadas pela inflação

Lílian Tourinho / Ascom Alagoas Previdência


Lílian Tourinho / Ascom Alagoas Previdência

A carteira de investimentos do Fundo Previdenciário da Alagoas Previdência, com regime de capitalização, vem superando a meta mínima – conhecida como meta atuarial – mês a mês. De acordo com o assessor especial de Investimentos, Arcenor Gomes, a rentabilidade da carteira de investimentos acumulada de janeiro a agosto de 2023 foi de 7,63%, enquanto a meta atuarial acumulou, no mesmo período, a taxa de 5,97%.


A meta mínima de janeiro a agosto corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do período mais 2,64%. No caso da carteira de investimentos do Fundo, a superação foi de 1,76 ponto percentual.


Em valores monetários, os rendimentos acumulados no período somam R$ 42,72 milhões. Já a meta mínima seria o equivalente a R$ 32,62 milhões, ressaltando que estes valores são referentes ao acumulado de janeiro a agosto deste ano.

 

Para Arcenor Gomes, o desempenho da carteira de investimentos é de suma importância, pois protege os recursos aplicados das correções monetárias causadas pela inflação. “Uma vez que nossa meta atuarial é de IPCA + 4% a.a., ter uma taxa de rentabilidade acima da meta significa dizer que está ocorrendo uma rentabilidade real positiva, já que estamos superando o IPCA, além de um plus de 4% a.a.”, disse.

 

Com base na política de investimentos para o exercício de 2023, a gestão de investimentos tem acompanhado diariamente o comportamento do mercado financeiro, identificando, assim, janelas de oportunidades para a aplicação dos recursos oriundos das contribuições previdenciárias.

 

A principal estratégia tem sido manter um perfil altamente conservador, com recursos 100% aplicados em renda fixa, com 64,1% aplicados em títulos públicos e 35,9% aplicados em fundos de investimentos referenciados em títulos públicos.

 

Com relação aos indexadores, atualmente os recursos estão aplicados em IPCA (64,1%), CDI (20,4%) e IMA-B (15,5%). Cabe destacar que mês a mês tem crescido a participação do indexador CDI, visto que, apesar dos dois cortes seguidos do Copom na Taxa Selic, a mesma ainda permanece em patamares elevados, apresentando rentabilidade melhor quando comparada a outros indexadores com as mesmas características de riscos.

 

Segundo o presidente da Alagoas Previdência, Roberto Moisés, o desempenho permite dar mais solidez ao Fundo Previdenciário. “Quero destacar a importância do Comitê de Investimentos, que se reúne mensalmente, com a participação dos membros de todos os poderes, dando representatividade e segurança nas decisões de investimentos, bem como dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, que aprovam mensalmente as decisões das aplicações”, disse, ressaltando que vem trabalhando para que os recursos necessários para os pagamentos presentes e futuros dos fundos previdenciários estejam assegurados.

 

O que é meta atuarial

 

A meta atuarial é a estimativa de desempenho que os investimentos feitos pelo plano de previdência devem alcançar para que consiga cumprir com os pagamentos dos aposentados e pensionistas. Em outras palavras: é o retorno mínimo que um investimento de natureza previdenciária deve trazer, para que seja possível cumprir as obrigações assumidas para pagamento futuro dos benefícios.

 

De acordo com a Política de Investimentos da Alagoas Previdência para 2023, a meta foi indexada pelo IPCA mais um valor fixo de 4% a.a.