14/11/2022 13:03 | Educação

Cartão Escola 10: Repasses de novembro iniciam nesta quarta-feira (16)

Os pagamentos da Bolsa Permanência do programa acontecem até o próximo dia 24 de novembro


Em destaque nacional, o programa Cartão Escola 10 já trouxe cerca de 40 mil alunos de volta à escola.

Thiago Ataíde


Joyce Andrea* / Ascom Seduc

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e em parceria com a Caixa Econômica Federal, inicia, nesta quarta-feira (16), o cronograma de pagamento do Cartão Escola 10, referente ao mês de outubro do ano letivo de 2022. 

Com mais de cem mil beneficiados em todo o estado, o incentivo financeiro tem por objetivo combater a evasão escolar na rede estadual de ensino. O programa, considerado um dos mais inovadores do país, é composto por três modalidades de bolsas: permanência, conclusão e imunização.

 

Neste mês de novembro serão feitos repasses do bolsa permanência, que consiste no repasse do valor de R$ 100 mensais a estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio ou Médio EJA (Educação de Jovens e Adultos), que obtiveram frequência escolar igual ou superior a 90% durante todo o mês, além de retroativos em casos de pendências.

 

À frente da Secretaria de Estado da Educação, a professora Roseane Vasconcelos, explica que o programa é de extrema importância para que alunos, principalmente em situação de vulnerabilidade social, permaneçam na escola.

 

“O Cartão Escola 10 é essencial no combate à evasão escolar. Com ele, trouxemos de volta à sala de aula mais de 40 mil alunos no pós-pandemia. O recurso dá mais dignidade e qualidade de vida a mais de cem mil alunos em todo o estado. O governador Paulo Dantas assumiu o compromisso e segue mantendo esse programa que é considerado inovador pelos especialistas em educação em todo o país”, ressalta a secretária. 

 

Cronograma

O cronograma é dividido conforme o mês de nascimento do aluno. Confira as datas de pagamento neste mês de novembro:

16/11 para os nascidos em janeiro, fevereiro e março;

17/11 para os nascidos em abril, maio e junho;

22/11 para os nascidos em julho, agosto e setembro;

24/11 para os nascidos em outubro, novembro e dezembro.

Para mais informações sobre o Cartão Escola 10, o aluno interessado pode buscar atendimento pela Central Cartão Escolar, através do número de whatsapp (82) 99968-2643. O atendimento é exclusivamente feito por mensagem via aplicativo, não sendo aceitas ligações ou videochamadas. 

 

Programa

O Cartão Escola 10 é o maior programa de combate à evasão escolar do país e foi implantado no final de 2021 como forma de incentivar a permanência do aluno na escola, além de possibilitar a conclusão do ensino médio entre os jovens em situação de vulnerabilidade social. De 2021 para 2022, a rede estadual de ensino cresceu mais de 30%, trazendo de volta à sala de aula mais de 40 mil alunos que haviam abandonado os estudos.

 

*sob supervisão